Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampanella, Lana D'Avila
dc.creatorPereira, Kevllin Naiara
dc.date.accessioned2023-10-11T14:21:18Z
dc.date.available2023-10-11T14:21:18Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationPEREIRA, K. N. A importância estratégica das Relações Públicas: um estudo de caso sobre a Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW). 2023. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30336
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis case study of Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW), with a qualitative approach, used bibliographic and documentary research techniques and structured interviews as a way to answer the question of whether AEFW consider Public Relations to be strategic for Commercial Associations. In order to respond to the problem, the general objective of this of this study with a qualitative approach is to verify whether the AEFW considers Public Relations to be strategic, with the following specific objetives: 1. To find out what are the communication processes used in the AEFW; 2. Understand what are the essential skills of the Public Relations professional, with emphasis on their work in Advisory services; 3. Compare whether there is a correlation between the communication processes used in the AEFW with the essential competencies of the Public Relations professional and 4. Analyze which essential competencies are not being carried out and the validity of having them in use. In order to conceive the understanding of the problem, the first chapter sought to briefly contextualize the emergence of Commercial and Business associations in Brazil. The second chapter aimed to present a theoretical framework of the essential competences of the Public Relations professional, with emphasis on their performance in the Advisory Services. The third chapter discusses the analysis and interpretation of the data. Through the analysis and interpretation of the data obtained, it can be concluded that the Public Relations function plays a fundamental strategic role for Trade Associations. Given that AEFW performs a wide range of processes and activities that require a qualified professional to plan and execute them with excellence. In this context, the Public Relations professional plays a strategic role by implementing research, planning and executing communication actions, aiming to establish a more effective relationship with the public, therefore, the study carried out reveals that there is a perception that the study carried out reveals that there is a perception that the AEFW considers the area of Strategic Public Relations. However, there are no concrete actions that prove this perception.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssociação Comercialpor
dc.subjectAssociação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW)por
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectAssessoria. Relações Públicaspor
dc.subjectCommercial Associationeng
dc.subjectFrederico Westphalen Business Association (AEFW)eng
dc.subjectOrganizational Communicationeng
dc.subjectAdviceeng
dc.subjectPublic Relationspor
dc.titleA importância estratégica das Relações Públicas: um estudo de caso sobre a Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoEste estudo de caso da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW), de abordagem qualitativa, utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas estruturadas como forma de responder a problemática se a AEFW considera as Relações Públicas estratégica para as Associações Comerciais. Para dar conta de responder a problemática, o objetivo geral desse estudo de abordagem qualitativa visa verificar se a AEFW considera as Relações Públicas estratégica, tendo como objetivos específicos: 1. Averiguar quais são os processos de comunicação utilizados na AEFW; 2. Entender quais são as competências essenciais do profissional de Relações Públicas, com ênfase em sua atuação em Assessorias; 3. Comparar se existe uma co-relação entre os processos de comunicação utilizados na AEFW com as competências essenciais do profissional de Relações Públicas e 4. Analisar quais competências essenciais não estão sendo realizadas e a validade de tê-las em uso. Para conceber a compreensão da problemática, no primeiro capítulo buscou-se contextualizar de forma sucinta o surgimento das associações Comerciais e Empresariais no Brasil. O segundo capítulo teve como objetivo apresentar um arcabouço teórico das competências essenciais do profissional de Relações Públicas, com ênfase em sua atuação nas Assessorias. O terceiro capítulo argumenta sobre a análise e interpretação dos dados. Por meio da análise e interpretação dos dados obtidos, pode-se concluir que a função de Relações Públicas desempenha um papel estratégico fundamental para as Associações Comerciais. Dado que a AEFW realiza uma ampla gama de processos e atividades que necessitam um profissional qualificado para planejá-las e executá-las com excelência. Nesse contexto, o profissional de Relações Públicas desempenha um papel estratégico ao implementar pesquisas, planejar e executar ações de comunicação, visando estabelecer um relacionamento mais efetivo com os públicos, portanto, o estudo realizado revela que existe uma percepção de que a AEFW considera a área de Relações Públicas estratégica. No entanto, não há ações concretas que comprovem essa percepção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto