Estratégias de marketing para livros digitais no youtube: uma análise de conteúdo sobre a booktuber Ju Cirqueira
Resumo
Essa pesquisa se propõe a analisar as estratégias digitais de marketing, utilizadas pela booktuber Ju Cirqueira em seus vídeos do Youtube para influenciar o consumo de livros digitais durante o período pandêmico de janeiro a junho de 2020. Para tal, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: como booktubers utilizam estratégias de marketing nas plataformas de mídias sociais para influenciar o consumo de livros digitais? Para responder, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Mapear as plataformas de mídias sociais utilizadas por Ju Cirqueira; Discutir, a partir de pesquisa bibliográfica, conceitos relacionados com o marketing digital, o mercado editorial e o trabalho das booktubers; Analisar as estratégias de marketing utilizadas por Ju Cirqueira em seus vídeos publicados no Youtube; Relacionar as estratégias identificadas com o consumo de livros digitais. Como metodologia foi utilizada a análise de conteúdo, com base em Bardin (201) e para embasamento teórico
foram realizadas, principalmente, discussão entre Martha Gabriel (2010), Torres (2009), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) e Jean Burgess e Joshua Green (2009). Como resultado, percebemos que a booktuber Ju Cirqueira faz um bom uso de estratégias de marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, marketing de mídias sociais e marketing de busca.