Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorMelo, Fabiane de
dc.date.accessioned2017-06-29T12:18:02Z
dc.date.available2017-06-29T12:18:02Z
dc.date.issued2010-08-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3034
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractEse trabajo, empezó en abril de 2009, tuve por principal objetivo repensar el ambiente escolar de las escuelas municipales de Enseñanza Fundamental, localizadas en el sitio urbano de la ciudad de Araricá, en la región leste del estado del Rio Grande del Sur (Brasil). La selección de las escuelas que deberían componer la amostra fue realizada con el apoyo de la Escuela Ambiental “Espacios Semientes de la Vida” y de la Secretaria de Educación de la ciudad, a través de la evaluación de los proyectos presentados por las escuelas participantes del Concurso “Ecopatio”. La idea del proyecto era de que las instituciones de enseñanza repensasen el patio de la escuela, creando medios sustentables para redibujar el ambiente, bien como repensaren el termo “basura”, cambiando su uso. Las escuelas fueron valoradas por una delegación compuesta por distintos segmentos de la sociedad y que visitó el ambiente escolar para constatar la elaboración de las acciones propuestas. La metodología usada permitió la implantación de un proceso colectivo de producción y cambio de saberes, proporcionando una acción educativa interdisciplinar en todo la comunidad escolar, posibilitando la ecoalfabetización de alumnos, profesores y funcionarios.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEcoalfabetizaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleEcopátio: um caminho para a sustentabilidadepor
dc.title.alternativeEcopatio – un camino para la sustentabilidadspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho, com início em abril de 2009, teve por principal objetivo repensar o ambiente escolar das escolas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana do Município de Araricá, na região leste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A seleção das escolas que deveriam compor a amostra foi feita com o apoio da Escola Ambiental “Espaço Sementes da Vida” e da Secretaria de Educação do município, através da avaliação dos projetos apresentados pelas escolas participantes do Concurso “Ecopátio”. A idéia do projeto era de que as instituições de ensino repensassem o pátio da escola, criando meios sustentáveis para redesenhar o ambiente, bem como repensassem o termo “lixo”, modificando seu uso. As escolas foram avaliadas por uma comissão composta por diferentes segmentos da sociedade que visitou o ambiente escolar para verificar a execução das ações propostas. A metodologia utilizada permitiu a implantação de um processo coletivo de produção e troca de saberes, proporcionando uma ação educativa interdisciplinar em toda a comunidade escolar, possibilitando a ecoalfabetização de alunos, professores e funcionários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto