Educação a distância: uma proposta de institucionalização para a Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2023-08-31Primeiro membro da banca
Grohmann , Marcia Zampieri
Segundo membro da banca
Ferraz , Rafael Camargo
Metadata
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A Educação a Distância, ou EaD, é o termo genérico usado no Brasil para designar modos de
formação ou de aprendizagem diferentes do modelo presencial clássico e cuja mediação
estudante-professor-conteúdo é feita por alguma tecnologia. O processo de institucionalização
de um sistema de EaD envolve todo o movimento de recepção e ``naturalização`` da nova
modalidade no seio da organização mantenedora, desde a concepção dos cursos, passando pela
formação dos docentes, estruturação das disciplinas, acompanhamento dos estudantes,
inclusive pelo gerenciamento de todo o processo administrativo e logístico, dos recursos
humanos e tecnológicos, dos aspectos políticos e pedagógicos. A incorporação da modalidade
no seio das organizações, resultam em discussões acerca dos elementos que constituem esses
processos. A partir desse contexto, ganham importância estudos que se voltem à
institucionalização da EaD nas Instituições de Ensino Superior. Assim, esta pesquisa tem como
objetivo identificar os referenciais serem contemplados em uma proposta de institucionalização
da EaD na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de sistematizar informações
acerca da trajetória da EaD na UFSM, identificar as ações da UFSM relacionadas à
institucionalização da EaD após sua entrada no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB),
investigar de que forma as ações de EaD da UFSM estão vinculadas às políticas da instituição
e elencar demandas relacionadas à institucionalização da EaD na UFSM. Quanto à abordagem,
esta pesquisa apresenta enfoque qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de análise
documental e realização de entrevistas. Para a consecução deste estudo, à luz da teoria e com
base nos objetivos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016),
especificamente, a técnica de análise de enunciação para tratamento das informações coletadas.
O caminho percorrido pela UFSM na institucionalização da EaD sugere a possibilidade de os
docentes incluírem sua carga horária, ao menos, na ministração dos cursos à distância, mas
ainda não leva em consideração a carga didática do planejamento das disciplinas pré-semestres.
Dentre os principais resultados destaca-se que a UFSM necessita apoiar essa modalidade nos
conselhos. A EaD na UFSM não possui espaço em locais de discussões a nível estratégico e
relacionados a questões políticas. Um passo dado pela UFSM rumo à institucionalização diz
respeito ao corpo técnico da instituição, o qual trabalha em aspectos fundamentais ao
desenvolvimento institucional, como o setor administrativo, a equipe multidisciplinar, a equipe
de tecnologia da informação e de capacitação.
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