dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Martins, Luciana Aparecida Ramos | |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T13:16:04Z | |
dc.date.available | 2017-06-29T13:16:04Z | |
dc.date.issued | 2010-03-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3035 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to greater awareness in the Quilombola community Passo
do Maia, located in Formigueiro, in the central region of the state of Rio Grande do
Sul, Brazil, the importance of environmental preservation, as well as its correlation
with the health and quality of life residents. In order to make environmental
education, was made a map of the environmental conditions of this community, as
well as a survey of his views about the concepts of environment, pollution, methods
of environmental preservation, environmentally friendly everyday practices, such as
destination proper household waste through interview questionnaire consisting of
both the mi-structured, whereby it was found that the community currently consists of
55 residents, with only 17 of them engaged in paid activities, only 4 work the formal
economy, have employment relatioship and guaranteed income. Regarding the
salary issue, only two of the interviewed families reported an income of 3 minimum
wages, a family has 2 times the minimum wage, eight of the families living on
minimum wage and three of them have incomes below the minimum wage. Despite
the low family income included only 06 of the 14 interviewed families are assisted by
social programs, and all of them are assisted by Bolsa Família. The vast majority of
adults in this community have the primary school, some are illiterate and only one of
the respondents have attended high school, but did not conclude it. The results
showed that the concepts of environment, environmental degradation and
ecologically sound practices are quite rudimentary. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Comunidade quilombola | por |
dc.subject | Lixo | por |
dc.subject | Água | por |
dc.title | Preservação ambiental e qualidade de vida em comunidades quilombolas | por |
dc.title.alternative | Environmental preservation and quality of life in community ties quilombola | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo geral aprofundar o conhecimento a
respeito da realidade da comunidade quilombola Passo do Maia, localizada no
município de Formigueiro, região central do Rio Grande do Sul, verificando seus
êxitos e suas necessidades, com vistas a sensibilizar a comunidade quanto à
importância da preservação ambiental, bem como sua correlação com a saúde e a
qualidade de vida dos moradores. A fim de viabilizar ações de educação ambiental,
foi efetuado um mapeamento das condições ambientais da comunidade, através de
entrevista por questionário composto de questões semi-estruturadas, através do
qual se constatou que atualmente a comunidade é formada por 55 moradores,
sendo que apenas 17 deles exercem atividades remuneradas, destes, apenas 04
atuam na economia formal, possuem vínculo empregatício e renda garantida.
Quanto à questão salarial, apenas duas das famílias entrevistadas possuem renda
de 3 salários mínimos, uma família conta com 2 salários mínimos, oito das famílias
sobrevivem com 1 salário mínimo e três delas possuem renda inferior a um salário
mínimo. Apesar da baixa renda familiar, apenas 06 das 14 famílias entrevistadas são
assistidas por programas sociais, sendo todas elas, pelo bolsa família. A grande
maioria dos adultos desta comunidade possui o ensino fundamental incompleto,
alguns são analfabetos e apenas um dos entrevistados possui o ensino médio
incompleto. Os resultados apontaram que as noções de meio ambiente, degradação
ambiental e práticas ecologicamente adequadas são bastante rudimentares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |