Mostrar registro simples

dc.creatorRobaina, Natália Lopes
dc.date.accessioned2023-10-16T20:18:35Z
dc.date.available2023-10-16T20:18:35Z
dc.date.issued2023-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30360
dc.description.abstractThe coronavirus pandemic has forced several educational institutions to adopt the emergency remote teaching regime, making it necessary to develop didactic materials for this new reality. The current ongoing master's research aims to adapt one of Labeon's English courses, originally offered in a hybrid approach, for its delivery in distance education, mainly by implementing a combination of different multimodal resources to create engaging spaces that promote student autonomy and interaction in the course. Thus, this research constitutes a qualitative-quantitative investigation of an exploratory and descriptive nature. Regarding the technical procedures, a participatory action research approach was adopted, using a mixed-method approach, where adolescent students between the ages of 14 and 17, from public schools in the Santa Maria region, participated in the course for testing. Data were collected and analyzed through observation and the administration of questionnaires, addressing issues related to the course and the digitally developed and adapted teaching materials, involving the assessment of users regarding the proposed material redesign based on Keller's ARCS model (2006). Based on the information obtained from this evaluation and analysis, the course underwent further adjustments as necessary. The results demonstrated the potentialities and challenges of implementing online language courses, especially with the teenage audience. The changes facilitated a stronger connection between the students and the content, encouraging greater involvement and engagement. The use of semiotic resources, such as videos, gifs, and images, played a crucial role in making the learning experience more dynamic and attractive. Video lessons stood out as a valuable resource, providing better comprehension of the topics covered. Although overall evaluations were positive, the research also highlighted significant challenges in implementing online courses with teenagers, emphasizing the need to address them to further enhance the educational experience. Thus, it is concluded that the presence of multimodality in redesigning courses for online learning presents significant potential to overcome limitations and promote an interactive and engaging learning experience. Research investigating the impact of emerging technologies on the learning experience is essential to drive distance education forward, making it increasingly effective and adaptable to contemporary challenges and demands.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectCurso E-3Dpor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectRecursos semióticospor
dc.subjectRedesignpor
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectE-3D courseeng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.subjectSemiotic resourceseng
dc.titleEnglish for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentespor
dc.title.alternativeEnglish for teens: the redesign of semiotic resources in the adaptation of an online english course for adolescentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, e tem como objetivo analisar como os recursos semióticos adaptados no curso E-3D para a EAD, visando compreender em que medida esses recursos podem criar espaços mais interativos, promovem a aprendizagem e aumentar o engajamento do público adolescente. Para isso, esta pesquisa trata-se de uma investigação qualiquantiativa, do tipo exploratória e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, adotou-se pesquisa-ação participativa, com abordagem de método-misto, em que alunos adolescentes, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas da região de Santa Maria participaram do curso para testagem. Os dados foram obtidos e analisados pela observação e aplicação de questionários, que abordaram questões relativas ao curso e ao material didático digital desenvolvido e adaptado, envolvendo a avaliação dos usuários sobre o redesign do material proposto tendo como base o modelo ARCS proposto por Keller (2006). A partir das informações obtidas dessa avaliação e análise, o curso passou por novos ajustes que se mostraram necessários. Os resultados demonstraram as potencialidades e desafios da aplicação de cursos de línguas na modalidade EAD, principalmente com o público adolescente. As mudanças propiciaram uma conexão mais sólida entre os alunos e o conteúdo, incentivando maior envolvimento e engajamento. A utilização dos novos recursos semióticos implementados, como vídeos, gifs e imagens, desempenhou um papel crucial, tornando a experiência de aprendizagem mais dinâmica e atrativa. As videoaulas se destacaram como um recurso valioso, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos abordados. Embora as avaliações gerais tenham sido positivas, a pesquisa também destacou desafios significativos na implementação da EAD com adolescentes, ressaltando a necessidade de enfrentá-los para aprimorar ainda mais a experiência educacional. Dessa forma, conclui-se que explorar a multimodalidade no redesign de cursos para a modalidade EAD apresenta um potencial significativo para superar as limitações e promover uma experiência de aprendizagem interativa e engajadora. Pesquisas que investiguem o impacto de tecnologias emergentes na experiência de aprendizagem, são essenciais para impulsionar a educação a distância, tornando-a cada vez mais eficaz e adaptável aos desafios e demandas contemporâneas.por
dc.contributor.advisor1Reis, Susana Cristina dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804571013104935por
dc.contributor.referee1Lopes Junior, Juarez Aloizo
dc.contributor.referee2Gualberto, Clarice Lage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0227774464544336por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International