dc.creator | Robaina, Natália Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T20:18:35Z | |
dc.date.available | 2023-10-16T20:18:35Z | |
dc.date.issued | 2023-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30360 | |
dc.description.abstract | The coronavirus pandemic has forced several educational institutions to adopt the
emergency remote teaching regime, making it necessary to develop didactic materials
for this new reality. The current ongoing master's research aims to adapt one of
Labeon's English courses, originally offered in a hybrid approach, for its delivery in
distance education, mainly by implementing a combination of different multimodal
resources to create engaging spaces that promote student autonomy and interaction
in the course. Thus, this research constitutes a qualitative-quantitative investigation of
an exploratory and descriptive nature. Regarding the technical procedures, a
participatory action research approach was adopted, using a mixed-method approach,
where adolescent students between the ages of 14 and 17, from public schools in the
Santa Maria region, participated in the course for testing. Data were collected and
analyzed through observation and the administration of questionnaires, addressing
issues related to the course and the digitally developed and adapted teaching
materials, involving the assessment of users regarding the proposed material redesign
based on Keller's ARCS model (2006). Based on the information obtained from this
evaluation and analysis, the course underwent further adjustments as necessary. The
results demonstrated the potentialities and challenges of implementing online
language courses, especially with the teenage audience. The changes facilitated a
stronger connection between the students and the content, encouraging greater
involvement and engagement. The use of semiotic resources, such as videos, gifs,
and images, played a crucial role in making the learning experience more dynamic and
attractive. Video lessons stood out as a valuable resource, providing better
comprehension of the topics covered. Although overall evaluations were positive, the
research also highlighted significant challenges in implementing online courses with
teenagers, emphasizing the need to address them to further enhance the educational
experience. Thus, it is concluded that the presence of multimodality in redesigning
courses for online learning presents significant potential to overcome limitations and
promote an interactive and engaging learning experience. Research investigating the
impact of emerging technologies on the learning experience is essential to drive
distance education forward, making it increasingly effective and adaptable to
contemporary challenges and demands. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Língua Inglesa | por |
dc.subject | Curso E-3D | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.subject | Recursos semióticos | por |
dc.subject | Redesign | por |
dc.subject | Distance learning | eng |
dc.subject | English language | eng |
dc.subject | E-3D course | eng |
dc.subject | Multimodality | eng |
dc.subject | Semiotic resources | eng |
dc.title | English for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes | por |
dc.title.alternative | English for teens: the redesign of semiotic resources in the adaptation of an online english course for adolescents | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Com o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram
obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário
propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente pesquisa de mestrado
foi desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais
em Rede, e tem como objetivo analisar como os recursos semióticos adaptados no
curso E-3D para a EAD, visando compreender em que medida esses recursos podem
criar espaços mais interativos, promovem a aprendizagem e aumentar o engajamento
do público adolescente. Para isso, esta pesquisa trata-se de uma investigação qualiquantiativa, do tipo exploratória e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos,
adotou-se pesquisa-ação participativa, com abordagem de método-misto, em que
alunos adolescentes, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas da região de Santa
Maria participaram do curso para testagem. Os dados foram obtidos e analisados pela
observação e aplicação de questionários, que abordaram questões relativas ao curso
e ao material didático digital desenvolvido e adaptado, envolvendo a avaliação dos
usuários sobre o redesign do material proposto tendo como base o modelo ARCS
proposto por Keller (2006). A partir das informações obtidas dessa avaliação e análise,
o curso passou por novos ajustes que se mostraram necessários. Os resultados
demonstraram as potencialidades e desafios da aplicação de cursos de línguas na
modalidade EAD, principalmente com o público adolescente. As mudanças
propiciaram uma conexão mais sólida entre os alunos e o conteúdo, incentivando
maior envolvimento e engajamento. A utilização dos novos recursos semióticos
implementados, como vídeos, gifs e imagens, desempenhou um papel crucial,
tornando a experiência de aprendizagem mais dinâmica e atrativa. As videoaulas se
destacaram como um recurso valioso, proporcionando uma melhor compreensão dos
conteúdos abordados. Embora as avaliações gerais tenham sido positivas, a pesquisa
também destacou desafios significativos na implementação da EAD com
adolescentes, ressaltando a necessidade de enfrentá-los para aprimorar ainda mais
a experiência educacional. Dessa forma, conclui-se que explorar a multimodalidade
no redesign de cursos para a modalidade EAD apresenta um potencial significativo
para superar as limitações e promover uma experiência de aprendizagem interativa
e engajadora. Pesquisas que investiguem o impacto de tecnologias emergentes na experiência de aprendizagem, são essenciais para impulsionar a educação a
distância, tornando-a cada vez mais eficaz e adaptável aos desafios e demandas
contemporâneas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3804571013104935 | por |
dc.contributor.referee1 | Lopes Junior, Juarez Aloizo | |
dc.contributor.referee2 | Gualberto, Clarice Lage | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0227774464544336 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |