“O sopro da mina”: o documentário como estímulo ao desenvolvimento e à educação patrimonial no geoparque Caçapava
View/ Open
Date
2023-07-24Primeiro membro da banca
Borba, Andre Weissheimer de
Segundo membro da banca
Mombelli, Neli Fabiane
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa propõe a tematização da produção audiovisual em documentário como
elemento contribuinte ao desenvolvimento endógeno, pela via da educação patrimonial.
Nesse sentido, a proposta se alinha a discussões no campo dos Estudos Culturais, alicerçada
em conceitos essenciais como identidade, cultura, hegemonia e linguagem. Por estar
vinculado a um Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, Linha de Pesquisa
História e Patrimônio Cultural, com foco profissionalizante, o objetivo geral é o de produzir
uma obra audiovisual documental que busque apresentar e valorizar a identidade mineira do
geossítio das Minas do Camaquã, pela via da educação patrimonial. O campo citado é um dos
geossítios do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO, sendo sua comunidade originada
com forte relação com a atividade mineira, marcada pela memória do período áureo da
exploração de metais em seu território. O tema central do filme deve ser orientado por
questões culturais do campo a ser estudado, sendo o produto audiovisual elemento articulador
entre os estudos teóricos e a prática de representação, por meio da articulação entre som e
imagem. O problema que norteia esta pesquisa pode ser sintetizado no seguinte enunciado:
“Como a produção de um documentário audiovisual pode contribuir ao desenvolvimento
endógeno pela via da educação patrimonial”? Dessa forma, a partir do resultado da pesquisa,
foi possível relacionar conceitos teóricos culturais e identitários com o fazer audiovisual,
aplicado para a produção de documentário. Tal movimento de criar um diálogo entre
produção acadêmica e produção audiovisual é visto como um possível potencializador de
representações e criação de sentidos, principalmente a partir de uma visão crítica,
fundamentada pela metodologia discutida pelos Estudos Culturais.
Collections
The following license files are associated with this item: