O uso da cartografia colaborativa para mapeamento dos espaços de vivência dos alunos de graduação em geografia da Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2020-09-18Autor
Habowski, Jhennifer Tais Vieira
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O termo cartografia colaborativa se define como uma contribuição voluntária que pode
ser produzida por usuários sem conhecimento cartográfico, com a construção de
mapas por meio de navegadores de internet. O mapeamento colaborativo popular por
ser utilizado em temáticas como desastres ambientais, violência contra a mulher e
casos de COVID-19, ainda possui várias áreas a serem exploradas. Nesse sentido, o
objetivo do presente trabalho é demonstrar o uso da Cartografia colaborativa para
realizar o mapeamento dos espaços de vivência e lugares dos alunos buscando
compreender as relações sociais, econômicas e de lazer estabelecidas com o
município de Santa Maria e região. Foi utilizada uma plataforma on-line chamada
Canvis, onde foram disponibilizados seis pontos para o participante: “eu moro aqui”,
“meus pais vivem aqui”, “eu me alimento aqui”, “eu compro roupas aqui”, “eu compro
comida aqui” e “eu passeio aqui”. Também foi aplicado um questionário avaliativo,
com perguntas relacionadas a dificuldades com a plataforma, com a Cartografia,
importância da UFSM e lugares de apego dos alunos. Foram 30 graduandos
participantes do mapeamento colaborativo e 13 responderam ao questionário
avaliativo. O principal local de vivência é a própria Universidade, que se destaca como
local de moradia de nove participantes, na casa do estudante, e local de alimentação,
com o Restaurante Universitário se destacando como importante espaço de vivência
diário. Além disso, o campus foi indicado como o principal espaço de lazer dos alunos.
Os cartogramas apontam dois pólos principais de vivências dos alunos, sendo estes
o bairro Camobi e o bairro Centro. O bairro Centro se sobressai na análise, quando
se considera os locais que os alunos compram vestimentas. De acordo com os dados
obtidos com o mapeamento colaborativo é possível notar que os alunos da UFSM são
importantes para a economia do município e região, embora alguns participantes que
responderam a atividade avaliativa tenham indicado o contrário. A UFSM é
economicamente importante para o setor imobiliário, alimentício e de vestuário, além
de fomentar a circulação e transporte de alunos entre os municípios. No questionário
avaliativo, notamos que a maioria não teve dificuldade com a plataforma Canvis ou
apresentou dificuldades relacionadas à Cartografia colaborativa, o que pode estar
relacionado a facilidade que os alunos apresentam com ferramentas tecnológicas.
Deste modo, é importante fomentar uma popularização da informação geográfica, que
visa aproximar cada vez mais as geotecnologias dos alunos de graduação de
Geografia.