Show simple item record

dc.contributor.advisorPetermann, Juliana
dc.creatorFerreira, Gabriela Esteves
dc.date.accessioned2023-10-30T18:22:04Z
dc.date.available2023-10-30T18:22:04Z
dc.date.issued2023-07-25
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30409
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023.por
dc.description.abstractSorority and otherness can sometimes influence female entrepreneurship. It can happen due to social barriers that women have more than men. It develops a genuine desire to improve their business through social responsibility. In the tangle of sustainability possibilities, the will may also be to empower other women. To make this mission possible, we propose to use a digital platform as a beneficial instrument for female entrepreneurship. In this context, Instagram stands out since it is a digital social network with consultative and educational possibilities. A profile can be an effective channel to educate and share knowledge and information with followers, especially when addressing aspects of social responsibility such as diversity and inclusion. Given the above, we established our problem, which asks how to assist women entrepreneurs who wish to be socially responsible in their business with diversity and inclusion. Paying exceptional attention to gender diversity, we aim to develop for female entrepreneurship an accessible tool for consultation, education, and social justice regarding gender diversity. Specifically, we aim to 1) reflect on female entrepreneurship; 2) understand the linkages between diversity and inclusion, especially gender diversity, and female entrepreneurship; and 3) provide female entrepreneurs with a digital platform for consultation and education on diversity and inclusion. To support the creation of the profile on the digital platform, a literature review was conducted on relevant topics such as gender, female entrepreneurship, diversity and inclusion, and digital platforms. From these reviews, the educational profile @loba.inclusiva was established on Instagram.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiversidade de gêneropor
dc.subjectEmpreendedorismo femininopor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectPlataformas digitaispor
dc.subjectDigital platformseng
dc.subjectFemale entrepreneurshipeng
dc.subjectGender diversityeng
dc.titleO empreendedorismo feminino: a diversidade e inclusão como alicerce da equidade de gêneropor
dc.title.alternativeFemale entrepreneurship: diversity and inclusion as basis for gender equityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoA sororidade e a alteridade podem, por vezes, influenciar o empreendedorismo feminino. Isso pois, por terem mais barreiras sociais que homens, mulheres acabam desenvolvendo um desejo genuíno de aprimorarem seus negócios por meio da responsabilidade social. No emaranhado de possibilidades da sustentabilidade, o desejo também pode ser de empoderar outras mulheres. Para viabilizar essa missão, propõe-se o uso de uma plataforma digital como instrumento benéfico para o empreendedorismo feminino. Nesse contexto, o Instagram se destaca, pois é uma rede social digital com possibilidades consultivas e educativas. Um perfil pode ser um canal eficaz para educar e compartilhar conhecimentos e informações com as e os seguidores, especialmente quando se abordam aspectos fundamentais da responsabilidade social, como diversidade e inclusão. Diante do exposto, estabelecemos o nosso problema, que questiona como auxiliar mulheres empreendedoras que desejam ser socialmente responsáveis em seus negócios a partir da diversidade e inclusão. Dando uma especial atenção para a diversidade de gênero, objetivamos, então, desenvolver para o empreendedorismo feminino um instrumento acessível de consulta, educação e justiça social no que tange a diversidade de gênero. Especificamente, objetivamos 1) refletir sobre o empreendedorismo feminino; 2) compreender os encadeamentos entre a diversidade e inclusão, especialmente a diversidade de gênero, e o empreendedorismo feminino; e 3) oferecer às mulheres empreendedoras uma plataforma digital de consulta e educação sobre diversidade e inclusão. Para embasar a criação do perfil na plataforma digital, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre temas relevantes, como gênero, empreendedorismo feminino, diversidade e inclusão e plataformas digitais. A partir dessas revisões, consolidou-se o perfil educativo no Instagram @loba.inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Estudos de Gênero [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.