dc.contributor.advisor | Petermann, Juliana | |
dc.creator | Ferreira, Gabriela Esteves | |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T18:22:04Z | |
dc.date.available | 2023-10-30T18:22:04Z | |
dc.date.issued | 2023-07-25 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30409 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Sorority and otherness can sometimes influence female entrepreneurship. It can happen due to
social barriers that women have more than men. It develops a genuine desire to improve their
business through social responsibility. In the tangle of sustainability possibilities, the will may
also be to empower other women. To make this mission possible, we propose to use a digital
platform as a beneficial instrument for female entrepreneurship. In this context, Instagram
stands out since it is a digital social network with consultative and educational possibilities. A
profile can be an effective channel to educate and share knowledge and information with
followers, especially when addressing aspects of social responsibility such as diversity and
inclusion. Given the above, we established our problem, which asks how to assist women
entrepreneurs who wish to be socially responsible in their business with diversity and inclusion.
Paying exceptional attention to gender diversity, we aim to develop for female entrepreneurship
an accessible tool for consultation, education, and social justice regarding gender diversity.
Specifically, we aim to 1) reflect on female entrepreneurship; 2) understand the linkages
between diversity and inclusion, especially gender diversity, and female entrepreneurship; and
3) provide female entrepreneurs with a digital platform for consultation and education on
diversity and inclusion. To support the creation of the profile on the digital platform, a literature
review was conducted on relevant topics such as gender, female entrepreneurship, diversity and
inclusion, and digital platforms. From these reviews, the educational profile @loba.inclusiva
was established on Instagram. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diversidade de gênero | por |
dc.subject | Empreendedorismo feminino | por |
dc.subject | Instagram | por |
dc.subject | Plataformas digitais | por |
dc.subject | Digital platforms | eng |
dc.subject | Female entrepreneurship | eng |
dc.subject | Gender diversity | eng |
dc.title | O empreendedorismo feminino: a diversidade e inclusão como alicerce da equidade de gênero | por |
dc.title.alternative | Female entrepreneurship: diversity and inclusion as basis for gender equity | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | A sororidade e a alteridade podem, por vezes, influenciar o empreendedorismo feminino. Isso
pois, por terem mais barreiras sociais que homens, mulheres acabam desenvolvendo um desejo
genuíno de aprimorarem seus negócios por meio da responsabilidade social. No emaranhado
de possibilidades da sustentabilidade, o desejo também pode ser de empoderar outras mulheres.
Para viabilizar essa missão, propõe-se o uso de uma plataforma digital como instrumento
benéfico para o empreendedorismo feminino. Nesse contexto, o Instagram se destaca, pois é
uma rede social digital com possibilidades consultivas e educativas. Um perfil pode ser um
canal eficaz para educar e compartilhar conhecimentos e informações com as e os seguidores,
especialmente quando se abordam aspectos fundamentais da responsabilidade social, como
diversidade e inclusão. Diante do exposto, estabelecemos o nosso problema, que questiona
como auxiliar mulheres empreendedoras que desejam ser socialmente responsáveis em seus
negócios a partir da diversidade e inclusão. Dando uma especial atenção para a diversidade de
gênero, objetivamos, então, desenvolver para o empreendedorismo feminino um instrumento
acessível de consulta, educação e justiça social no que tange a diversidade de gênero.
Especificamente, objetivamos 1) refletir sobre o empreendedorismo feminino; 2) compreender
os encadeamentos entre a diversidade e inclusão, especialmente a diversidade de gênero, e o
empreendedorismo feminino; e 3) oferecer às mulheres empreendedoras uma plataforma digital
de consulta e educação sobre diversidade e inclusão. Para embasar a criação do perfil na
plataforma digital, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre temas relevantes, como gênero,
empreendedorismo feminino, diversidade e inclusão e plataformas digitais. A partir dessas
revisões, consolidou-se o perfil educativo no Instagram @loba.inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |