dc.creator | Araújo, Eduardo Barreto de | |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T12:37:14Z | |
dc.date.available | 2023-11-01T12:37:14Z | |
dc.date.issued | 2023-05-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30421 | |
dc.description.abstract | This thesis aims to present a discussion about cinema in Revista do Globo between the years
1929 to 1950. Born in the city of Porto Alegre and having its first issue published in 1929, this
periodical circulated until 1967, when it ended its publications. activities. Owner of a modern
visuality that dialogued with the urban context where it was inserted, it represented/presented
not only the urban society of the capital of Rio Grande do Sul, but also of several other cities
in the interior of Rio Grande do Sul. its existence issues related to the local, national and
international context circulated through its pages. One of the subjects addressed in the pages of
Revista do Globo was cinema. In many ways it occupied a space that was small at the beginning,
but over the years it gained an important highlight. Having its own section within the structure
of the journal. Based on the importance of cinema as a representation of reality, as a way of
presenting social customs and reproducing cultural contexts. In this context, this thesis aimed
to analyze the cinema section of Revista do Globo from a historical perspective, examining the
reproduction of various aspects of the cinematographic universe. The general objective of the
thesis, to analyze with the perspective of the historian the way in which the theme of cinema
was reproduced in the pages of Revista do Globo was the great guiding element of the research.
One of the specific objectives was to add information and contribute to an expansion of the
historiography of cinema in Rio Grande do Sul and also, to a certain extent, in Brazil. Through
characters who wrote for the magazine. These characters were part of the history not only of
the periodical, but also of the arts in Rio Grande do Sul, thus contributing to a kind of group of
intellectuals being formed and strengthened through the social and cultural practices that they
maintained beyond the pages they wrote. about the movies. Finally, an attempt was made to
present these intellectuals who wrote for the magazine and who contributed to the emergence
of a specialized critique. If at the beginning they were seen by themselves as chroniclers, after
a certain period they already considered themselves film critics and their contributions
transcended the pages they wrote and created space for the emergence of study groups and the
Clube de Cinema de Porto Alegre. Contributing to the expansion of these people's personal
biography was also part of the research. It is expected from this thesis that elements may emerge
for an expansion and consolidation of the historiography of cinema in Rio Grande do Sul. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Revista do Globo | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Intelectuais | por |
dc.subject | Crítica de cinema | por |
dc.subject | Intellectuals | eng |
dc.subject | Film review | eng |
dc.title | Nasce uma estrela no Pampa Gaúcho: a crítica cinematográfica na Revista do Globo entre os anos de 1929 até 1950 | por |
dc.title.alternative | A star is born in the Pampa Gaúcho: the film reviewin Revista do Globo between the years 1929 to 1950 | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese tem o objetivo de apresentar uma discussão acerca do cinema na Revista do Globo
entre os anos de 1929 até 1950. Nascida na cidade de Porto Alegre e tendo seu primeiro número
publicado no ano de 1929, este periódico circulou até 1967, quando encerrou suas atividades.
Dono de uma visualidade moderna e que dialogava com o contexto urbano onde estava inserida,
ela representou/apresentou não somente a sociedade urbana da capital gaúcha, mas também de
diversas outras cidades do interior do Rio Grande do Sul. Nos seus mais diversos números e na
sua existência assuntos relacionados ao contexto local, nacional e internacional circularam por
suas páginas. Um destes assuntos abordados nas páginas da Revista do Globo foi o cinema. De
muitas formas ele ocupou um espaço que se no início era pequeno, com o passar dos anos foi
ganhando um destaque importante. Tendo a sua própria seção dentro da estrutura do periódico.
A partir da importância do cinema como representação do real, como modo de apresentação
dos costumes sociais e da reprodução de contextos culturais. Nesse contexto, esta tese teve
como objetivo analisar a seção de cinema da Revista do Globo sob a perspectiva histórica,
examinando a reprodução de diversos aspectos do universo cinematográfico. O objetivo geral
da tese, analisar com a perspectiva do historiador a maneira como o tema do cinema foi
reproduzido nas páginas da Revista do Globo foi o grande elemento norteador da pesquisa. Um
dos objetivos específicos consistia em acrescentar informações e contribuir para uma ampliação
da historiografia do cinema no Rio Grande do Sul e também de certa forma no Brasil. Através
de personagens que escreveram para a revista. Estes personagens fizeram parte da história não
somente do periódico, mas também das artes do Rio Grande do Sul, contribuindo assim para
que uma espécie de grupo de intelectuais se formasse e se fortalecesse através das práticas
sociais e culturais que mantinham para além das páginas que escreviam sobre o cinema. Por
fim se tentou apresentar estes intelectuais que escreviam para a revista e que contribuíram para
o surgimento de uma crítica especializada. Se no início eram encarados por si mesmos como
cronistas, ao final de um certo período já se consideravam críticos de cinema e suas
contribuições transcenderam as páginas que escreviam e criaram espaço para o surgimento de
grupos de estudos e o Clube de Cinema de Porto Alegre. Contribuir para a ampliação da
biografia pessoal destas pessoas também fez parte da pesquisa. Espera-se a partir desta tese que
possam surgir elementos para uma ampliação e consolidação da historiografia do cinema no
Rio Grande do Sul. | por |
dc.contributor.advisor1 | Remedi, José Martinho Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4112671771507306 | por |
dc.contributor.referee1 | Käfer, Natacha Klein | |
dc.contributor.referee2 | Mattos, Renan Santos | |
dc.contributor.referee3 | Weber, Beatriz Teixeira | |
dc.contributor.referee4 | Ribeiro, Marcelo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2895162627949156 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |