História local de Manoel Viana: subsídio para professores
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Data
2023-08-15Primeiro membro da banca
Borin, Marta Rosa
Segundo membro da banca
Neetzow, Anselmo Alves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa, está vinculada a Área de Concentração em Arquitetura e Patrimônio Material, através da linha de pesquisa Arqueologia e Paleontologia do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a qual discorre sobre a história da formação de Manoel Viana, município da região Fronteira Oeste do estado. O estudo tem como foco principal, o território onde está localizado o município. A pesquisa teve início com estudos sobre a arqueologia, a ocupação do local pelos povos originários, as invasões europeias, as delimitações do território até sua emancipação política. O principal objetivo deste estudo é pesquisar e organizar estes documentos formando uma linha do tempo, o que resultará no produto deste mestrado, um livro que contará a história do município de Manoel Viana. A principal justificativa para o desenvolvimento desse produto é por ser pioneiro no município, não havendo, nem livro, nem memoriais sobre a história local do município da forma que será apresentado neste produto. Outra justificativa e não menos importante para escolha desse produto é a dificuldade que os professores das escolas locais encontraram na busca de subsídios para o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas sobre o território em que estão inseridos, visto que esse tema está evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Referencial Gaúcho e no Documento Orientador Municipal. A metodologia aplicada é qualitativa, por meio de pesquisas em documentos e bibliografias sobre os temas abordados. Esta pesquisa terá como fruto, um livro compacto, de fácil entendimento, que será disponibilizado em forma de e-book e de forma impressa. Conclui-se que Patrimônio Cultural são os saberes e fazeres de uma comunidade, e que a arqueologia e a história local são ferramentas fundamentais para serem utilizadas na Educação Patrimonial e a preservação dos patrimônios. No momento que educadores tiverem acesso facilitado às informações, poderão abordar em seus fazeres pedagógicos temas referentes a arqueologia e a história local de forma significativa, tornando o conhecimento ascendente e progressivo, em que os educandos poderão se apropriar e reconhecer o local em que estão inseridos, formando sujeitos históricos conscientes do seu lugar dentro na história.
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