Mostrar registro simples

dc.creatorFernandes, Mayara Leal Reis
dc.date.accessioned2023-11-10T12:21:22Z
dc.date.available2023-11-10T12:21:22Z
dc.date.issued2023-09-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30475
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT) are being investigated as innovative ways of supporting the teaching and learning processes in schools, universities, and training programs. In computer science courses, the Programming Logic subject is considered a fundamental requirement. However, the low performance of students in this subject compromises their educational journey and becomes a barrier to their learning. In this context, technological tools, especially digital notebooks and virtual documents that allow the inclusion of multimedia content and the execution of written code simultaneously, using Jupyter Notebook, have stood out as important digital technologies in the field of education. Given this situation, this research aimed to evaluate how the use of digital notebooks in Programming Logic, guided by a didactic sequence, can contribute to the teaching and learning processes for students in technical courses. This research adopts a qualitative and applied approach. Its objectives are exploratory in nature. The technical procedures employed categorize this investigation as a case study. Data collection methods include observations, photo records, field diaries, and questionnaires. The study involved first-year students in the Computer Networks technical course integrated to high school at the Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Maranhão - Campus São João dos Patos, through practical workshop organized into four sessions, with one weekly meeting lasting 3 hours each, conducted over three weeks, and, lastly, a product evaluation questionnaire was distributed via email to the research participants. For the development of the practical workshop, a didactic sequence was developed as the final product, utilizing digital notebooks in the teaching and learning process of sequential structure and decision structures of the Programming Logic curriculum component. With the analysis of the results, it is concluded that the didactic sequence is adequate for the purposes of the research, the use of Jupyter Notebook was found to be satisfactory in the educational process, serving as a valuable facilitator in promoting dynamic and interactive learning, in which majority of students agreed that the use of digital notebooks contributed to a dynamic class environment and motivated them to learn Programming Logic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectCadernos digitaispor
dc.subjectLógica de programaçãopor
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectNotebookseng
dc.subjectProgramming logiceng
dc.titleUtilização dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programaçãopor
dc.title.alternativeUse of digital notebooks for teaching programming logiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são investigadas como formas inovadoras de apoiar o processo de ensino e aprendizagem em escolas, universidades e empresas de programas de formação. Nos cursos de computação a disciplina de Lógica de Programação é um dos requisitos fundamentais. Entretanto, o baixo rendimento dos estudantes na matéria compromete a jornada estudantil, tornando-se uma barreira para sua formação. Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas, especialmente os cadernos digitais, documentos virtuais que permitem incluir conteúdos multimídias e executar códigos escritos simultaneamente, por meio do Jupyter Notebook, têm se destacado como importante tecnologia digital para o campo educacional. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou avaliar como a utilização dos cadernos digitais em Lógica de Programação, mediados por uma sequência didática, podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem para alunos de curso técnico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, possui caráter exploratório. Em relação aos procedimentos técnicos esta investigação enquadra-se como um estudo de caso. Para coleta de dados, são utilizados os métodos de observação, registros em fotos, diário de campo e questionários. A investigação deste estudo aconteceu com alunos do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São João dos Patos, por meio de uma oficina prática organizada em quatro momentos, sendo um encontro semanal, com duração de 3h/a, durante três semanas e, por fim, a disponibilização do questionário de avaliação do produto, encaminhado através de e-mail aos participantes da pesquisa. Para o desenvolvimento da oficina prática, foi construído, como produto final, uma sequência didática, utilizando os cadernos digitais no processo de ensino e aprendizagem de estrutura sequencial e estruturas de decisão do componente curricular Lógica de Programação. Com a análise dos resultados, conclui-se que a sequência didática está adequada aos propósitos da pesquisa, a utilização do Jupyter Notebook foi satisfatória no processo educativo e se apresenta como um facilitador importante na promoção do aprendizado dinâmico e interativo, onde a maioria dos alunos concordam que o uso dos cadernos digitais contribuiu para uma aula dinâmica e os motivou a aprender Lógica de Programação.por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.referee1Maran, Vinícius
dc.contributor.referee2Bernardi, Giliane
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742171336335307por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International