dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Menegazzi, Lecy Mariza Rosa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T12:47:53Z | |
dc.date.available | 2017-07-04T12:47:53Z | |
dc.date.issued | 2011-10-31 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3047 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrado à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present study intended to investigate how the teachers, at their
pedagogic practices, understand the student’s apprenticeship in the
professionalizing teaching in the PROEJA of the Santa Maria Technical
Industrial College (CTISM). The descriptive research approaches
aspects related to he teaching at the PROEJA, also the Conceptions and
Apprenticeship in this teaching program. Through the analysis of the
data obtained from the questionnaire applied to the CTISM teachers, it
was allowed a knowledge of the Teacher’s Conceptions about the
PROEJA apprenticeship at this college. The answers given to the open
questions were qualitatively analyzed based on theoretical base
adopted. It was possible testify that the teachers that participated of the
research are advised that the teaching-apprenticeship process requires
methodologies that lead to solve the difficulties presented by the students. The research shows that the teachers prioritize the interaction process and the collaborative apprenticeship in the pedagogic practice, intending to build knowledge with social meaning through the sharing of the life and academic teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.title | Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Teachers’ conceptions about apprenticeship in the PROEJA in a school of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrado à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas
pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante
no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A pesquisa
descritiva aborda aspectos relacionados ao Ensino no PROEJA, bem como as
Concepções e Aprendizagem nesse programa de ensino. Através da análise dos
dados obtidos a partir de questionário aplicado aos docente do CTISM possibilitouse
um conhecimento das Concepções dos Professores sobre a Aprendizagem
PROEJA nessa Instituição de Ensino. As respostas dadas às questões abertas
foram analisadas qualitativamente com base no referencial teórico adotado.
Constatou-se que os educadores que participaram da pesquisa estão cientes de
que o processo ensino – aprendizagem requer metodologias que levem a sanar as
dificuldades apresentadas pelos alunos. A pesquisa evidência que os docentes
priorizam o processo de interação e a aprendizagem colaborativa na prática
pedagógica, objetivando construir assim conhecimentos com significado social
através do compartilhamento de saberes da vida e saberes da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |