Política de EJA-EPT (PROEJA FIC): historicidade, sujeitos e transformações
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Data
2023-09-13Primeiro membro da banca
Mello, Melina de Azevedo
Segundo membro da banca
Nobile , Vania do Carmo
Terceiro membro da banca
Dressler , Marlize
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa
Maria. Foi construído a partir das reflexões realizadas no TransformAção - Grupo de Estudos
e Pesquisas em políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. A
proposta surge da constatação de que a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação
Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) teve um grande avanço em termos de oferta e fomento
com a criação do PROEJA (2005/2006) e dos Institutos Federais (2008), e a expansão da
Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e, para além dessas, em
2009, a EJA-EPT, realizada no Ensino Fundamental integrada com a oferta de cursos de
Formação Inicial e Continuada (FIC), passa a ser incentivada e promovida. No decurso desse
período, novos programas dessa modalidade de ensino foram implementados pelo Ministério
da Educação, todavia ocorreu a descontinuidade em termos de fortalecimento e investimento
dessa política educacional. Resistente a esse movimento contraditório de incentivo e
silenciamento que perpassa a constituição histórica da EJA-EPT, observou-se
destacadamente a oferta dessa política educacional na cooperação técnica firmada entre o
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) campus Júlio de
Castilhos (JC) e a Rede Municipal de Ensino do município de Tupanciretã (RMET) que
mantém há 13 anos, a EJA-EPT (PROEJA FIC). Diante disso, emerge a problematização
deste estudo: Quais as transformações vivenciadas pelos estudantes que acessaram a
política de EJA-EPT (PROEJA FIC) no município de Tupanciretã? Assim, definiu-se como
objetivo geral analisar as transformações vivenciadas pelos estudantes que acessaram a
política de EJA-EPT (PROEJA FIC) no município de Tupanciretã, ofertada em cooperação
técnica pela RMET e o IFFar-JC. Como objetivos específicos, contextualizar as políticas de
EJA-EPT no Brasil; Conhecer a historicidade da EJA-EPT (PROEJA FIC) no IFFar-JC e
Identificar as transformações vivenciadas através da política pelos estudantes nos aspectos
pessoais, educacionais e profissionais. A metodologia utilizada abrange as pesquisas
documental, bibliográfica e empírica e apresenta-se pela abordagem qualitativa. Dessa forma,
configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, cujos instrumentos de produção de
dados perpassam a aplicação de questionário aos estudantes, entrevistas com gestores,
diário de campo e grupo de interlocução. A análise dos dados produzidos ocorreu por meio
da análise de conteúdo, com as seguintes categorias a priori: transformações; política; sujeitos
e experiências e desafios. No decorrer da análise, surgiram outras duas categorias: trabalho
pedagógico e verticalização. Conclui-se que as transformações vivenciadas pelos estudantes
são inúmeras, e, na realidade pesquisada, incluem as transformações do entorno. A
investigação chegou ao entendimento de que experiências e desafios são constantes nesta
caminhada e são a partir delas e do trabalho pedagógico desenvolvido, que a política e o
acesso, a permanência e o êxito dos estudantes se fortalecem. Observou-se, também, que a
oferta de cursos acontece por meio de investimentos numa política de EJA-EPT, que
ultrapasse os muros institucionais e alcance a dimensão de política pública em todas as
esferas públicas.
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