dc.creator | Uszacki, Wladimir D'Ávila | |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:31:49Z | |
dc.date.available | 2023-11-13T13:31:49Z | |
dc.date.issued | 2022-06-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30485 | |
dc.description.abstract | This research aims to deepen the understanding of tyranny in Richard II, in how
the author depicts the character as a tyrant, and, throughout the play, this depiction is
inverted, and Richard becomes a victim, so much that it is possible to interpret him as a
martyr. We organized the according to the chronological order of the play, first analysing
the formality of the king and how he uses and depends on protocol to represent and show
his royal power. The research, then contextualizes the English Renaissance understanding
of authority, Divine Right and the concepts of order and hierarchy in the elizabethan
world, the context in which Shakespeare was raised and produced his plays, and how
these ideologies are present in the play. With such data in hand, we proceed to the
thorough character and circumstance analysis, first on how Richard is seen and shown to
be an autocrat, a tyrant ruled by will. Developing these portrayals allows us to identify
linguistic markers in the characters’ discourses that show different forms of designing
monarchical power, its authority and its limits, and how Richard crosses those limits,
leading to his decline. We immediately identify the character’s loss of control, spiraling
in despair for the loss of his authority, but a growing self-affirmation of his authority as
product of supernatural design. We finally analyse the deposition scene and how Richard
shows he acknowledges all nuances of politics, which he previously ignored, and use
them in his discourse against his rivals, seeing in them apparent hypocrisy, hidden
interests. His prison reveals a growing victimization of the character, forcibly separated
from his family and everyone, he sees in his rivals ambition and greed, foretelling future
divions and recognizing in himself authority given by providence, removing from within
traces of uncertainty and doubt that made him indecisive, and dies fighting one last time
for himself and his crown and what it represents. We conclude the research bringing the
main analysis points and the ways the play depicts authority, villainy, how Shakespeare
builds a universe where no one is entirely right or wrong, and all are influenced by truly
human interests, closing with possibilities for further research. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Shakespeare | por |
dc.subject | Direito divino | por |
dc.subject | Renascimento | por |
dc.subject | Tirania | por |
dc.subject | Política | por |
dc.subject | Divine right | eng |
dc.subject | Renaissance | eng |
dc.subject | Tyranny | eng |
dc.subject | Politics | eng |
dc.title | De tirano a vítima: o conflito da legitimidade monárquica em Ricardo II e a inversão da percepção sobre o rei | por |
dc.title.alternative | From tyrant to victim: the conflict of monarchical legitimacy in Richard II and the inversion of the perception about the king | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa busca aprofundar a compreensão da tirania do personagem Richard
II, em como o autor produz o efeito de torná-lo um tirano, e como, ao longo da peça,
ocorre uma inversão nessa percepção, tornando-o uma vítima, sendo possível interpretálo
como mártir. Organizamos a pesquisa na ordem cronológica da própria peça,
analisando primeiramente a formalidade de Richard II, e como ele usa e depende do
protocolo para representar e demonstrar seu poder régio. A pesquisa, então, contextualiza
o entendimento renascentista inglês acerca do poder da autoridade, do Direito Divino e
das concepções de ordem no universo elizabetano, o contexto no qual Shakespeare
cresceu e produziu suas peças, assim como a forma que essas ideologias são apresentadas
na própria peça. Com esses dados em mãos, prosseguimos para a análise mais minuciosa
dos personagens e circunstâncias, primeiramente como Richard é compreendido como e
demonstrado ser um autocrata, um tirano regrado pela própria arbitrariedade. O
desenvolvimento dessa caracterização permite-nos identificar as marcas linguísticas no
discurso dos personagens que elucidam diferentes formas de particularização do poder da
monarquia, sua autoridade e seus limites, e como Richard atravessa esses limites, levando
a seu declínio. Imediatamente, identificamos o descontrole do personagem, espiralando
em um desespero pela perda de sua autoridade, mas uma crescente autoafirmação de sua
autoridade como fruto do desígnio sobrenatural. Analisamos, finalmente, a cena da
deposição, e como Richard mostra estar ciente de todas as nuances da política, que antes
ignorara, e as usa discursivamente contra seus rivais, apontando neles uma aparente
hipocrisia, interesses velados. Seu cárcere revela então uma crescente vitimização do
personagem, forçosamente separado de sua família e de todos, ele vê em seus rivais a
ambição e a ganância, profetizando divisões futuras, ao mesmo tempo que ele reconhece
em si a autoridade da providência divina, e removendo de si os rastros de incerteza e
dúvida que o tornavam indeciso, e morre lutando uma última vez lutando por si, por sua
coroa e pelo que representa. Concluímos a pesquisa trazendo os elementos principais da
análise e da forma como a peça representa a autoridade, a vilania, como Shakespeare
constrói um universo onde não há alguém plenamente certo ou errado, e todos são
influenciados por interesses verdadeiramente humanos, encerrando com possibilidade
possível de pesquisa futura. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Lawrence Flores | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2329033954605102 | por |
dc.contributor.referee1 | Maggio, Sandra Sirangelo | |
dc.contributor.referee2 | Closel, Régis Augustus Bars | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0949018682117398 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |