Mostrar registro simples

dc.creatorBorba, Vanessa Tamires
dc.date.accessioned2023-11-13T14:14:37Z
dc.date.available2023-11-13T14:14:37Z
dc.date.issued2023-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30486
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the quality of Student Assistance (SA), based on the actions developed by Federal University of Santa Maria (UFSM) at the main Campus, through the perception of beneficiaries who have Socioeconomic Benefit (SB) and who are residents of the UFSM Student House. The theoretical foundation consists of four main topics: chronology of antecedents and development of Student Assistance; the National Student Assistance Program (PNAES); the quality of service provision; and the dimensions of quality based on the SERVPERF tool. In the collection of primary data, semi-structured interviews were carried out with enrolled students, who have active BSE and residents of the University Student House (USH). The structure of the semi-structured interview is organized according to the five dimensions of quality, considering the theoretical basis adapted from the SERVPERF scale to capture the perception after using the service. Data analysis was performed using Content Analysis, with the Analysis Category “Quality of the SA” and the subcategory “Perceived Quality”, defined a priori. As main results found were satisfaction and recognition in general in relation to the services offered by the SA of UFSM, the physical structures of its programs are sufficient, but with improvements to be implemented, the different nuances of perception about the reliability and guarantee in the execution of the services, varying according to the program. In addition, in terms of promptness and empathy, the individuality applied to each of the programs offered and the need for constant improvements in these programs are demonstrated, which require an increasingly humanized and individualized look. Thus, for the PNAES to achieve its objectives, the many areas need to be constantly monitored, so that UFSM can adapt the SA actions carried out to the needs of its beneficiaries.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectServiçospor
dc.subjectQualidade percebidapor
dc.subjectDimensões da qualidadepor
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectServiceseng
dc.subjectPerceived qualityeng
dc.subjectQuality dimensionseng
dc.titleA percepção dos beneficiários quanto à qualidade da assistência estudantil: uma análise a partir das ações da Universidade Federal de Santa Maria no campus sedepor
dc.title.alternativeThe perception of the beneficiaries as to the quality of student assistance: an analysis based on the actions of the Federal University of Santa Maria at the main campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade da Assistência Estudantil (AE), a partir das ações desenvolvidas pela UFSM no Campus Sede, por meio da percepção dos beneficiários que possuem Benefício Socioeconômico (BSE) e que são moradores da Casa do Estudante da UFSM. A fundamentação teórica constitui-se de quatro tópicos principais: cronologia de antecedentes e desenvolvimento da Assistência Estudantil; o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); a qualidade na prestação de serviços; e as dimensões da qualidade baseada na ferramenta SERVPERF. Na coleta de dados primários, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com estudante matriculados, que possuem BSE ativo e moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU). A estrutura da entrevista semiestruturada está organizada conforme as cinco dimensões da qualidade considerando o embasamento teórico adaptado da escala SERVPERF para captar a percepção após o consumo do serviço. A análise de dados foi realizada por meio da de Análise de Conteúdo, com a Categoria de Análise “Qualidade da AE” e a subcategoria da “Qualidade Percebida”, definidas à priori. Como principais resultados encontrados foram a satisfação e reconhecimento de modo geral em relação aos serviços ofertados pela AE da UFSM, as estruturas físicas de seus programas suficientes, mas com melhoras a serem implementadas, as diversas nuances de percepção sobre a confiabilidade e garantia na execução dos serviços, variando conforme o programa. Além disso, nos quesitos de presteza e empatia, demonstra-se a individualidade aplicada a cada um dos programas ofertados e a necessidade de constantes melhoras desses programas que exigem um olhar cada vez mais humanizado e individualizado. Assim, para que o PNAES atinja seus objetivos, as tantas áreas precisam ser constantemente monitoradas, de forma que a UFSM possa adequar as ações da AE realizadas às necessidades dos seus beneficiários.por
dc.contributor.advisor1Zucatto, Luís Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128987043195154por
dc.contributor.referee1Grohmann, Marcia Zampieri
dc.contributor.referee2Troian, Alessandra
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9695176629884699por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International