dc.creator | Borba, Vanessa Tamires | |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T14:14:37Z | |
dc.date.available | 2023-11-13T14:14:37Z | |
dc.date.issued | 2023-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30486 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the quality of Student Assistance (SA), based on the
actions developed by Federal University of Santa Maria (UFSM) at the main Campus,
through the perception of beneficiaries who have Socioeconomic Benefit (SB) and who are
residents of the UFSM Student House. The theoretical foundation consists of four main
topics: chronology of antecedents and development of Student Assistance; the National
Student Assistance Program (PNAES); the quality of service provision; and the dimensions of
quality based on the SERVPERF tool. In the collection of primary data, semi-structured
interviews were carried out with enrolled students, who have active BSE and residents of the
University Student House (USH). The structure of the semi-structured interview is organized
according to the five dimensions of quality, considering the theoretical basis adapted from the
SERVPERF scale to capture the perception after using the service. Data analysis was
performed using Content Analysis, with the Analysis Category “Quality of the SA” and the
subcategory “Perceived Quality”, defined a priori. As main results found were satisfaction
and recognition in general in relation to the services offered by the SA of UFSM, the physical
structures of its programs are sufficient, but with improvements to be implemented, the
different nuances of perception about the reliability and guarantee in the execution of the
services, varying according to the program. In addition, in terms of promptness and empathy,
the individuality applied to each of the programs offered and the need for constant
improvements in these programs are demonstrated, which require an increasingly humanized
and individualized look. Thus, for the PNAES to achieve its objectives, the many areas need
to be constantly monitored, so that UFSM can adapt the SA actions carried out to the needs of its beneficiaries. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência estudantil | por |
dc.subject | Serviços | por |
dc.subject | Qualidade percebida | por |
dc.subject | Dimensões da qualidade | por |
dc.subject | Student assistance | eng |
dc.subject | Services | eng |
dc.subject | Perceived quality | eng |
dc.subject | Quality dimensions | eng |
dc.title | A percepção dos beneficiários quanto à qualidade da assistência estudantil: uma análise a partir das ações da Universidade Federal de Santa Maria no campus sede | por |
dc.title.alternative | The perception of the beneficiaries as to the quality of student assistance: an analysis based on the actions of the Federal University of Santa Maria at the main campus | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade da Assistência Estudantil (AE), a
partir das ações desenvolvidas pela UFSM no Campus Sede, por meio da percepção dos
beneficiários que possuem Benefício Socioeconômico (BSE) e que são moradores da Casa do
Estudante da UFSM. A fundamentação teórica constitui-se de quatro tópicos principais:
cronologia de antecedentes e desenvolvimento da Assistência Estudantil; o Programa
Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); a qualidade na prestação de serviços; e as
dimensões da qualidade baseada na ferramenta SERVPERF. Na coleta de dados primários,
realizaram-se entrevistas semiestruturadas com estudante matriculados, que possuem BSE
ativo e moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU). A estrutura da entrevista
semiestruturada está organizada conforme as cinco dimensões da qualidade considerando o
embasamento teórico adaptado da escala SERVPERF para captar a percepção após o
consumo do serviço. A análise de dados foi realizada por meio da de Análise de Conteúdo,
com a Categoria de Análise “Qualidade da AE” e a subcategoria da “Qualidade Percebida”,
definidas à priori. Como principais resultados encontrados foram a satisfação e
reconhecimento de modo geral em relação aos serviços ofertados pela AE da UFSM, as
estruturas físicas de seus programas suficientes, mas com melhoras a serem implementadas,
as diversas nuances de percepção sobre a confiabilidade e garantia na execução dos serviços,
variando conforme o programa. Além disso, nos quesitos de presteza e empatia, demonstra-se
a individualidade aplicada a cada um dos programas ofertados e a necessidade de constantes
melhoras desses programas que exigem um olhar cada vez mais humanizado e
individualizado. Assim, para que o PNAES atinja seus objetivos, as tantas áreas precisam ser
constantemente monitoradas, de forma que a UFSM possa adequar as ações da AE realizadas
às necessidades dos seus beneficiários. | por |
dc.contributor.advisor1 | Zucatto, Luís Carlos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128987043195154 | por |
dc.contributor.referee1 | Grohmann, Marcia Zampieri | |
dc.contributor.referee2 | Troian, Alessandra | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9695176629884699 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |