dc.contributor.advisor | D'Andrea, Crystina Di Santo | |
dc.creator | Martins, Deise Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T13:01:21Z | |
dc.date.available | 2017-07-04T13:01:21Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3048 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to bring some reflections on the role of the supervisor in
school literacy practices and literacy in school and the importance of this
professional action with teachers and their training, proposing alternatives,
discussions and arguments entwined with the pedagogical in search the
effectiveness of reading and writing in the early years. To establish an
approximation of theoretical discourse with the reality of school, a questionnaire
was designed, it was delivered, approximately twenty professionals working in
the Municipal Esteio.
The work of supervision in school literacy practices and literacy within a
partnership approach, as suggested by a democratic management, will require
a more unified school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Supervisor escolar | por |
dc.subject | Alfabetização e letramento | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | A supervisão escolar nos processos de alfabetização e letramento | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a
atuação do supervisor escolar nas práticas de alfabetização e letramento na
escola e a importância da ação deste profissional junto aos professores e a sua
formação profissional, propondo alternativas, discussões e argumentos
entrelaçados com o fazer pedagógico na busca da efetivação do ler e do
escrever nos anos iniciais. Para estabelecer uma aproximação do discurso
teórico com a realidade da escola, foi elaborado um questionário; o mesmo foi
entregue, a aproximadamente, vinte profissionais que atuam na Rede Municipal
de Esteio.
O trabalho da supervisão escolar nas práticas de alfabetização e
letramento dentro de uma perspectiva de parceria, como sugere uma gestão
democrática, exigirá uma visão mais unificada de gestão escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |