Das lutas à conquista democrática: a trajetória da escolha direta dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul
Resumo
Esta investigação monográfica se caracteriza como um estudo qualitativo acerca da Eleição de Diretores escolares compreendida enquanto um fenômeno essencialmente político. A questão que norteia este trabalho é a análise de como se operacionaliza e se desenvolve a proposta de gestão democrática prevista no Decreto Municipal 3.828/11, que dispõe sobre a indicação direta para as funções de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul (RS) pelas comunidades escolares. No que tange à legislação, este é um instrumento determinante à democratização do ambiente escolar. Neste sentido, a pesquisa realizada se calca, em um primeiro momento, a partir de um estudo de natureza bibliográfica acerca da gestão democrática, centrada em pensadores que têm como referenciais o estudo sobre a democracia e a participação, tais Rousseau (1997 e 2002), Coutinho (2002), Bobbio (1983 e 1986), Santos (2002) e Touraine (1996). Para vincular a teoria à prática, também se realizou uma pesquisa de campo quando, através de entrevistas contendo questões abertas, foram arrolados professores da rede municipal de ensino e o integrante do sindicato da categoria, os quais apresentaram suas concepções em torno do tema em debate. O desenvolvimento da pesquisa indica que a Eleição de Diretores escolares é uma conquista da categoria, sendo fruto de um complexo contexto político e social que envolve as escolas da rede municipal de educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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