Comparação dos esforços solicitantes em vigas longarinas de uma ponte obtidos pela aplicação das normas ABNT NBR 7188 (2013) e AASHTO LRFD (2020)
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Data
2023-08-29Autor
Mazer, João Victor Possebon
Metadata
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As pontem têm, além de sua relevância funcional, um simbolismo relacionado ao avanço tecnológico, representado na complexidade de suas estruturas e no seu impacto econômico, que permite o transporte eficiente de diversos tipos de cargas. Nesse trabalho são expostos os diferentes modelos de pontes com relação ao seu sistema estrutural, destacando,
principalmente, as diferenças na superestrutura. É dado um enfoque nas “Pontes em viga”, uma vez que esse é o tipo de ponte estudada. Buscou-se avaliar os esforços característicos de momento fletor e cortante nas vigas longarinas de uma ponte real, considerando os carregamentos e procedimentos recomendados pelas normas brasileira ABNT NBR 7188 (2013) e estadunidense AASHTO LRFD Design Bridge Specifications (2020). A ponte possui um vão de 15 m entre apoios e a largura da seção transversal é de 6 m. Sua superestrutura é constituída por quatro vigas principais (longarinas) biapoiadas com seção I e solidárias à laje, que possui uma espessura de 20 cm. As vigas estão igualmente espaçadas por uma distância de 1,60 m a partir de seu eixo, sendo a ponte projetada para apenas uma faixa de tráfego. O método de Fauchart leva em conta a flexibilidade da laje na distribuição dos carregamentos entre as vigas e foi utilizado para avaliar a distribuição dos carregamentos na ponte analisada. Concluiu-se que para as vigas de extremidade a norma brasileira apresentou resultados de momento fletor 45% maiores do que a estadunidense e 30% maiores nos valores de cortante. Nas vigas centrais os valores encontrados para o momento fletor foram 52% maiores na análise pela NBR 7188 (2013), enquanto para o esforço cortante os valores obtidos com a AASHTO LRFD foram 10% maiores em relação à norma brasileira.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [302]
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