dc.contributor.advisor | Santos Neto, Almir Barros da Silva | |
dc.creator | Mazer, João Victor Possebon | |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T15:30:37Z | |
dc.date.available | 2023-11-17T15:30:37Z | |
dc.date.issued | 2023-08-29 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30527 | |
dc.description.abstract | Bridges have, in addition to their functional relevance, a symbolism related to technological advancement, represented by the complexity of their structures and their economic impact, enabling efficient transportation of various types of loads. This study presents different bridge models concerning their structural system, with a particular focus on “Beam Bridges”, as it is the type of bridge under investigation. The aim was to assess the characteristic bending moment and shear forces in the longitudinal beams of a real bridge, considering the loadings and procedures recommended by the Brazilian standard ABNT NBR 7188 (2013) and the American standard AASHTO LRFD Design Bridge Specifications (2020). The bridge has a 15 m span between supports, and the width of the cross-sectional section is 6 m. Its superstructure consists of four main beams (stringers) bi-supported with an I-section and connected to the deck, which has a thickness of 20 cm. The beams are equally spaced at 1.60 m from their center and the bridge has been designed for only one traffic lane. The Fauchart method considersthe flexibility of the deck in distributing loads among the beams and was used to evaluate the load distribution in the analyzed bridge. It was concluded that for the exterior beams the Brazillian standard yielded bending moment results 45% higher than the American standards, and 30% higher in shear values. In the interior beams, the bending moment values found were 52% higher when analyzed using NBR 7188 (2013), while for shear forces the values obtained with AASHTO LRFD (2020) were 10% higher compared to the Brazilian standard. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | fator de distribuição transversal | por |
dc.subject | esforços em longarinas | por |
dc.subject | pontes | por |
dc.subject | sistemas estruturais | por |
dc.subject | Método de Fauchart | por |
dc.subject | live load distribution factors | eng |
dc.subject | Fauchart method | eng |
dc.subject | force effects in stringers | eng |
dc.subject | bridges | eng |
dc.subject | structural system | eng |
dc.title | Comparação dos esforços solicitantes em vigas longarinas de uma ponte obtidos pela aplicação das normas ABNT NBR 7188 (2013) e AASHTO LRFD (2020) | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | As pontem têm, além de sua relevância funcional, um simbolismo relacionado ao avanço tecnológico, representado na complexidade de suas estruturas e no seu impacto econômico, que permite o transporte eficiente de diversos tipos de cargas. Nesse trabalho são expostos os diferentes modelos de pontes com relação ao seu sistema estrutural, destacando,
principalmente, as diferenças na superestrutura. É dado um enfoque nas “Pontes em viga”, uma vez que esse é o tipo de ponte estudada. Buscou-se avaliar os esforços característicos de momento fletor e cortante nas vigas longarinas de uma ponte real, considerando os carregamentos e procedimentos recomendados pelas normas brasileira ABNT NBR 7188 (2013) e estadunidense AASHTO LRFD Design Bridge Specifications (2020). A ponte possui um vão de 15 m entre apoios e a largura da seção transversal é de 6 m. Sua superestrutura é constituída por quatro vigas principais (longarinas) biapoiadas com seção I e solidárias à laje, que possui uma espessura de 20 cm. As vigas estão igualmente espaçadas por uma distância de 1,60 m a partir de seu eixo, sendo a ponte projetada para apenas uma faixa de tráfego. O método de Fauchart leva em conta a flexibilidade da laje na distribuição dos carregamentos entre as vigas e foi utilizado para avaliar a distribuição dos carregamentos na ponte analisada. Concluiu-se que para as vigas de extremidade a norma brasileira apresentou resultados de momento fletor 45% maiores do que a estadunidense e 30% maiores nos valores de cortante. Nas vigas centrais os valores encontrados para o momento fletor foram 52% maiores na análise pela NBR 7188 (2013), enquanto para o esforço cortante os valores obtidos com a AASHTO LRFD foram 10% maiores em relação à norma brasileira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |