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dc.contributor.advisorMello, Mario Fernando de
dc.creatorMário, José Murilo de Góes
dc.date.accessioned2023-11-17T15:31:27Z
dc.date.available2023-11-17T15:31:27Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.date.submitted2023-11-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30533
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present study aims to apply quantitative methods of demand forecasting that are suitable for estimating the future quantity of animals to be slaughtered in a meatpacking company. The study was conducted in a company that currently realizes its projections based on the opinions of its managers, which are supported by years of experience and knowledge of market behavior. Thus, the company’s current system only considers qualitative aspects and lacks a quantitative demand forecasting indicator. Therefore, the main objective of this study is to propose the use of quantitative demand forecasting methods in the cattle slaughter sector of a meat packing company. The research question guiding this study is "which demand forecasting method is best suited for the cattle slaughter sector of meatpacking company?". To achieve this purpose, the historical data collected regarding the number of cattle slaughtered by a meatpacking company over a period of 24 months is analyzed. Additionally, three variations of moving averages and four alternatives of simple exponential smoothing (SES) are performed, along with an examination of which method yielded the best performance. The research findings reveal that the SES method achieved more satisfactory results in its forecasts, being this tool more accurate than the moving average options in this case. As the main contribution, this research may have practical implications regarding the planning sector of the meatpacking company under study.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrevisão de demandapor
dc.subjectMétodos quantitativospor
dc.subjectMédia móvelpor
dc.subjectSuavização exponencial simplespor
dc.subjectFrigorífico de bovinospor
dc.subjectDemand forecastingeng
dc.subjectQuantitative methodseng
dc.subjectMoving averageeng
dc.subjectSingle exponencial smoothingeng
dc.subjectMeatpacking companyeng
dc.titleAplicação de métodos quantitativos de previsão de demanda em um frigoríficopor
dc.title.alternativeApplication of quantitative demand forecasting methods in a meatpacking companyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como enfoque aplicar métodos quantitativos de previsão de demanda que sejam adequados para estimar a quantidade futura de animais a serem abatidos em um frigorífico de bovinos. A empresa na qual o estudo foi aplicado realiza suas projeções baseadas nas opiniões de seus gestores, embasadas pelos anos de experiência e conhecimento do comportamento do mercado. Assim, atualmente o sistema utilizado leva em conta somente aspectos qualitativos e, não possui um indicador quantitativo de previsão de demanda. Desse modo, o problema que guia esta pesquisa é “qual método de previsão de demanda melhor se aplica no setor de abate de um frigorífico de bovinos?”. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo principal propor a utilização de métodos quantitativos de previsão de demanda no setor de abate de um frigorífico de bovinos. Para alcançar este propósito realizou-se uma análise dos dados históricos coletados referentes a quantidade de cabeças de gado abatidas por um frigorífico ao longo de 24 meses. Além disso, são realizadas 3 variações de médias móveis e 4 alternativas de suavização exponencial simples (SES), bem como a compreensão de qual ferramenta obteve o melhor desempenho. Os achados da pesquisa revelam que o método de SES alcançou resultados mais satisfatórios em suas previsões, neste caso, sendo considerado mais assertivo que as opções de médias móveis. Como principal contribuição, esse trabalho pode vir a ter implicações práticas referente ao planejamento da empresa objeto deste estudo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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