Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Susana Cristina dos
dc.creatorAlves, Amanda Cristina Dias
dc.date.accessioned2023-11-17T15:31:34Z
dc.date.available2023-11-17T15:31:34Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30534
dc.description.abstractE-3D is an online English language course offered by the Laboratory for Online Language Teaching and Learning (LabEOn) at the Federal University of Santa Maria (UFSM) in collaboration with students and researchers who participate in the laboratory. The purpose is to analyze the tutor teaching strategies used to promote the knowledge processes through the pedagogy of multiliteracies and online interaction to encourage the student's participation in the synchronous class. Therefore, this qualitative research adopts a netnographic methodology focusing on online interaction analysis. The corpus is composed of 5 recorded classes on the Moodle environment, which were initially observed by the researcher-observer and later transcribed for analysis. The E-3D Course for teens is an outreach action offered by LabEOn, in the second semester of 2022, and it has teenagers as the audience, aged between 12 to 14 years old. These students came from public schools in the region of Santa Maria-RS. In the analysis, we describe how the content was explained and conducted by the tutor and how the students interacted with each other and with the tutor, seeking to investigate how the knowledge processes (COPE; KALANTZIS, 2009; 2015) were implemented in the classes since these are the basic assumptions of the course. Results indicate that classes still focus on applying a didactic approach, evidenced by moments in which there is an attempt to dialogue with students through the elaboration of questions and the search for interaction. However, it is clear that, at different times, the tutor seeks to demonstrate the use of language by modeling, exemplifying how to pronounce and structure the use of language from the different situations addressed in the course. There is also a concern to monitor the student's activities while solving the challenges proposed in the synchronous moment and attempts to implement the knowledge processes, which preferably predominate the process of experiencing the known and the new.eng
dc.languageengpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOnline Teachingeng
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.subjectEnglish Language Teachingeng
dc.subjectE-3D for teenseng
dc.subjectEnsino On-linepor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.titleTutor´s mediation in online teaching: describing the interaction and the implementation of the multiliteracies pedagogy at the E-3D Course for Teens offered by LabEOnpor
dc.title.alternativeTutor´s mediation in online teaching: describing the interaction and the implementation of the multiliteracies pedagogy at the E-3D Course for Teens offered by LabEOneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localUFSM, Campus Sede, Prédio 40A - Santa Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras - Licenciatura - Inglês e Literaturas de Língua Inglesapor
dc.description.resumoO E-3D é um curso básico de Língua Inglesa on-line ofertado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online(LabEOn), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em colaboração com estudantes e pesquisadores que participam do laboratório. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de ensino usadas pelo tutor ao promover os processos de conhecimento por meio da pedagogia de multiletramentos e interação on-line com vistas a fomentar a participação dos alunos na aula síncrona. Portanto, esta pesquisa de base qualitativa, adota uma metodologia netnográfica com foco na análise da interação on-line. O corpus desta pesquisa é composto por 5 aulas gravadas no ambiente Moodle, as quais foram inicialmente observadas pela pesquisadora-observadora e posteriormente transcritas para análise. O curso E-3D for teens foi oferecido como uma ação de extensão do LabEOn, no segundo semestre de 2022, tendo como público-alvo adolescentes, na faixa etária de 12 a 14 anos, provenientes de escola pública de Santa Maria-RS. Na análise descrevemos como os conteúdos foram abordados e conduzidos pela tutora e como os estudantes interagiram entre eles e com a tutora, buscando investigar de que modo os processos de conhecimento propostos na pedagogia de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; 2015) foram implementados nas aulas, já que esses são os pressupostos basilares do curso. Resultados indicam que as aulas ainda focalizam a aplicação de abordagem didática, evidenciada por momentos em que há uma tentativa de interlocução com os alunos por meio da elaboração de questionamentos e na busca por interação ao mobilizar processos de conhecimentos. Porém, fica claro que, em diferentes momentos, a tutora busca demonstrar o uso da linguagem pela modelagem, exemplificando como pronunciar e estruturar o uso da língua a partir das diferentes situações abordadas no curso. Há, ainda, uma preocupação em monitorar as atividades dos alunos enquanto resolvem os desafios propostos no momento síncrono e tentativas de implementar os processos de conhecimento, os quais predominam preferencialmente os processos de experienciação do conhecido e do novo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples