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dc.contributor.advisorUaska, Izabel Cristina
dc.creatorMion, Magliani
dc.date.accessioned2017-07-04T15:36:17Z
dc.date.available2017-07-04T15:36:17Z
dc.date.issued2012-11
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3053
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study consists in analyzing ways to promote a sustainable school management, through small actions, seeking methodological strategies to the awareness of the involved. Accordingly, analysis was made of the actions promoted by the State High School Marquês de Caravelas, from the city of Carazinho, to see what improvements could be made within the school, to make it sustainable. Based on a brief review of the literature on school management, environmental education, this paper proposes alternatives to be applied during sustainable education labor. In the first analysis, it was sought to verify what a school needs to be sustainable. And nothing more important than building a good plan, that is, through the construction of a new Political Pedagogical Project, then direct the role of each member of the community in building sustainable school. Within this context, we present some methodological alternatives that can be used by a sustainable school: first the school garden as a means of promoting the interaction of the school community. The second is working with riparian forests, where the school can sensitize their students through the recovery of these forests on the slopes of rivers and streams existing nearby school. And the third methodological alternative, that the sustainable school will be able to use to the awareness of its students, are the visits to Protected Areas, as these show the scenic beauty of biodiversity conservation, aiding to the interpretation of why preserving the natural heritage. Data were collected through questionnaires, made with students, teachers and administrators of the State High School Marquês de Caravelas. Data analysis was performed according to the assumptions of Severino (2007). As we finish this analysis it´s possible to conclude that it is of utmost urgency that teaching awareness through sustainable practices in schools have to be adopted. This will result in an improvement in the inter-relationships between the school community and the environment, as children and adolescents have greater ease in adapting to new proposals and this will result in benefits common to several species of local flora and fauna, including man.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleEscola, sociedade, ambiente e gestão sustentávelpor
dc.title.alternativeSchool, society, environment and sustainable managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo consiste em analisar formas de promover uma gestão escolar sustentável, através de pequenas ações, buscando estratégias metodológicas para conscientização dos envolvidos. Nesse sentido, foi feita análise da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Caravelas do município de Carazinho, para verificar que melhorias poderiam ser feitas dentro da escola, para torná-la sustentável. Para isso, toma-se como objetivo principal a conscientização da comunidade escolar através da apresentação do tema, visando o conhecimento de todos sobre o assunto. Com base em uma breve revisão bibliográfica sobre gestão escolar, educação ambiental, esse trabalho propõe alternativas para serem aplicadas durante o trabalho de educação sustentável. Em primeira análise, buscou-se verificar o que uma escola precisa para ser sustentável. E nada mais importante que a construção de um bom planejamento, ou seja, através da construção de um novo Projeto Político Pedagógico, para então direcionar o papel de cada integrante da comunidade na construção da escola sustentável. Dentro desse contexto, as principais alternativas foram a utilização da horta escolar, como meio de promover a interação da comunidade escolar. A segunda alternativa trazida nessa pesquisa é o trabalho com matas ciliares, onde a escola poderá sensibilizar seus alunos através da recuperação de matas ciliares nas encostas de rios e sangas existentes nas proximidades da escola. Outra alternativa metodológica, que a escola sustentável poderá utilizar para conscientizarão de seus alunos são as visitas em Unidades de Conservação, visto que essas mostram a beleza cênica da preservação da biodiversidade, auxiliando a interpretação do porquê preservar o patrimônio natural. A análise de dados foi feita conforme os pressupostos de Severino (2007). Ao finalizarmos essa análise conclui-se que é de extrema urgência que se adotem didáticas direcionadas à conscientização, por meio de práticas sustentáveis nas escolas. Isso resultará em um avanço nas inter-relações entre a comunidade escolar e o meio ambiente, visto que crianças e adolescentes têm maior facilidade em se adaptar a novas propostas e como consequência serão observados benefícios comuns a várias espécies da fauna e da flora local, incluindo o homem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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