dc.contributor.advisor | Possa, Lisiane Boer | |
dc.creator | Alegransi, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T18:57:46Z | |
dc.date.available | 2023-11-17T18:57:46Z | |
dc.date.issued | 2023-05-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30540 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Health Surveillance (VS) comprises the articulation of knowledge, processes and practices
related to epidemiological surveillance, environmental health surveillance, worker health
surveillance and health surveillance (VISA), with the National Health Surveillance Policy being
established in 2018 ( PNVS). VISA is defined as a set of actions capable of eliminating,
reducing or preventing health risks and intervening in health problems arising from the
environment, the production and circulation of goods and the provision of services of health
interest. Given the diversity of knowledge necessary to carry out surveillance actions, the
inclusion of the pharmacist in supervision is essential. Therefore, the objective of this work was
to evaluate whether the pharmacist's training prepares him with skills and abilities to respond
to PNVS tasks, as well as to meet the demands of working in Health Surveillance. This is a
qualitative review. The academic training of pharmacists must be aligned with their
professional responsibilities and fields of activity and despite health surveillance being an area
of pharmaceutical activity, including private practice in some cases, this topic and content are
rarely covered in the subjects of the Pharmacy course. In view of the analysis of the proposed
documents, we can conclude that there is weakness regarding the topic of Health Surveillance,
both in the National Curricular Guidelines for the Pharmacy Course, and in the Pharmacy
Pedagogical Plan of a Federal University in Southern Brazil, causing the pharmacist to conclude
graduation without having in-depth knowledge of the topic. It is up to training institutions to
reflect on their curricular components, so that they consider the necessary changes, in order to
contribute to academic training and to take into account these tasks, which are still challenging
and complex in the daily life of a pharmacist. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vigilância em saúde | por |
dc.subject | Farmacêutico | por |
dc.subject | Vigilância sanitária | por |
dc.subject | Health surveillance | eng |
dc.subject | Pharmaceutical | eng |
dc.subject | Health surveillance | eng |
dc.title | Atuação do farmacêutico na vigilância em saúde: uma análise da formação profissional para a atuação na vigilância sanitária | por |
dc.title.alternative | Pharmacist's role in health surveillance: an analysis of professional training to work in health surveillance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | A Vigilância em Saúde (VS) compreende a articulação dos saberes, processos e práticas
relacionados à vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde
do trabalhador e vigilância sanitária (VISA), sendo instituída em 2018 a Política Nacional de
Vigilância em Saúde (PNVS). A VISA é definida como um conjunto de ações capaz de
eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes
do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da
saúde. Diante da diversidade de saberes necessários para a execução das ações de vigilância, a
inserção do farmacêutico na fiscalização é fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho
foi avaliar se a formação do farmacêutico o prepara com competências e habilidades para
responder as atribuições da PNVS, assim como para atender as demandas na atuação na
Vigilância Sanitária. Trata-se de uma revisão de abordagem qualitativa. A formação acadêmica
do farmacêutico deve estar alinhada às suas atribuições profissionais e campos de atuação e
apesar da vigilância sanitária ser uma área de atuação farmacêutica, inclusive privativa em
alguns casos, este tema e conteúdo são pouco abordados nas disciplinas do curso de Farmácia.
Diante da análise dos documentos propostos, podemos concluir que há fragilidade quanto ao
tema Vigilância em Saúde, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia,
como no Plano Pedagógico de Farmácia de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, fazendo
com que o farmacêutico conclua a graduação sem ter um conhecimento aprofundado sobre o
tema. Às Instituições formadoras, cabe uma reflexão quanto aos seus componentes curriculares,
para que considerem as devidas alterações, a fim de contribuir para a formação acadêmica e que
contemplem essas atribuições, ainda desafiadoras e complexas do cotidiano do farmacêutico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |