dc.contributor.advisor | Martins, João Carlos Gilli | |
dc.creator | Manfio, Carine Girardi | |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T15:50:50Z | |
dc.date.available | 2017-07-04T15:50:50Z | |
dc.date.issued | 2012-01-03 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3055 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper refers to research conducted by a sociohistorical analysis of the contents of
mathematics required for the examinations for admission to the Junior High School, in Brazil.
As research material were analyzed Brazilian schoolbooks, printed in 1966, using and
enjoying the preparation for the examinations for admission to the junior high school, a
content and other math problems. The sociohistorical analysis takes a deep look the books
analyzed, taking into account the whole context experienced during the time when the books
were used. Thus, studies have been conducted on the sociohistorical context experienced by
the Brazilian society during the forty years of the entrance exams to the admission the Junior
High in addition to the historical survey, through laws, these Brazil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Exames de admissão | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.title | Uma análise de conteúdos de Matemática em livros didáticos utilizados na preparação para o exame de admissão ao ginásio | por |
dc.title.alternative | An analysis of contents of textbooks used in Mathematics in preparation for the entrance examination to the junior high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada através de uma análise sócio-histórica dos
conteúdos de matemática obrigatórios para a realização dos exames de admissão ao ginásio,
no Brasil. Como material de pesquisa foram analisados livros didáticos brasileiros, impressos
no ano de 1966, utilizados na preparação para os exames de admissão ao ginásio, um de
conteúdos e outro de problemas de matemática. A análise sócio-histórica lança um olhar
profundo aos livros pesquisados, levando em conta todo o contexto vivido durante a época em
que os livros foram utilizados. Assim, foram realizados estudos sobre o contexto sóciohistórico
vivenciado pela sociedade brasileira durante os 40 anos de vigência dos exames de
admissão ao ginásio, além do levantamento histórico, através das leis, desses exames no
Brasil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |