Desenvolvimento de uma mesa giratória para aplicação em ensino multidiciplinar nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Acústica
Autor
Seidel, Alysson Raniere
Fonseca, William D'Andrea
Menke, Maikel
Cipriani, João Pedro
Minuzzi, Eduardo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A participação ativa dos discentes em aulas práticas nas instituições universitárias potencializa significativamente o processo de assimilação do conhecimento. Neste panorama, o presente artigo apresenta a concepção meticulosa e a implementação de uma mesa giratória, com especial atenção às vertentes da Engenharia Elétrica e Acústica. O artigo explora as bases conceituais e os procedimentos intrínsecos à materialização deste instrumento, sublinhando sua relevância como dispositivo pedagógico multidisciplinar. Vale ainda ressaltar que, sua proeminência não se restringe somente à capacitação prática nas esferas das engenharias, mas também permeia o campo da pesquisa científica. A contribuição deste trabalho é dual: inicialmente, delineia-se uma metodologia sequencial para a confecção da mesa giratória, otimizada para ser conduzida por docentes e discentes sob o paradigma de metodologias ativas de ensino. Na sequência, apresentam-se casos práticos oriundos da aplicação versátil dessa ferramenta, atestando sua significância e potencial impacto no âmbito educacional e técnico da engenharia. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.027
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: