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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorGaertner, Mario Juliano Nunes
dc.date.accessioned2017-07-05T11:41:00Z
dc.date.available2017-07-05T11:41:00Z
dc.date.issued2009-04
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3057
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009.por
dc.description.abstractTechnological advances have enabled increasing the access of individuals to consumer goods. Every manufacturing process requires raw materials, water and energy. The increase in consumption encouraged the increased production, closing a cycle, which has as a consequence environmental degradation. The waste is generated in all sectors and processes of human and industrial activity, which may be present in the form of gases, ash, acids, rubber, scrap metal, glass, ceramics, oils, greases, etc.. Many of these wastes are toxic. These wastes become problems when they are not treated as aware and responsible for the public sector, private and people in general, may cause various environmental, social and economic developments have not a correct treatment and final disposal. Many of these may be irreversible damage to the environment, requiring that companies and public authorities adopt environmental management programs that will prevent this problem. In the present study was a practice of non-formal environmental education through the Source Separation and Selective Collection of Urban Solid Waste District Recanto of the Sun in the city of horizontina-RS. The company supportive and responsible for financing and supply of all materials necessary, was the company Residue Environmental Solutions Ltda. The goal proposed for the study was: to develop a practice of non-formal environmental education, by encouraging and monitoring the separation at source generating the waste Recanto the neighborhood of the sun, and selective collection of materials, through a program that seeks promote social involvement through strategies of environmental education and social mobilization that put the population as the collection agent, with voluntary membership, integrated actions and building partnerships. The results showed: the identification of individual behavior with regard to the separation of garbage and involvement in projects of selective collection, as well as evaluating the context together with the strategies recommended for the management of waste, under the focus of sustainability and protection environmental, because the damage to the environment are significant, if they are not designed properly.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectColeta seletivapor
dc.titlePrograma de educação ambiental informal através da separação na fonte e coleta seletiva dos resíduos sólidos domiciliares do bairro Recanto do Sol, município de Horizontina - RSpor
dc.title.alternativeProgram for environmental education through informal and source separation in selective collection of solid waste district Recanto home of the Sun, city of Horizontina - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos possibilitaram cada vez mais o acesso dos indivíduos a bens de consumo. Todo processo produtivo exige matéria-prima, água e energia. O aumento do consumo incentivou o aumento da produção, fechando um ciclo, que tem como conseqüência a degradação ambiental. Os resíduos são gerados em todos os setores e processos da atividade humana e industrial, que podem se apresentar na forma de gases, cinzas, ácidos, borrachas, escórias metálicas, vidros, cerâmicas, óleos usados, graxas, etc. Muitos desses resíduos são tóxicos. Estes Resíduos tornam-se problema quando não são tratados de modo consciente e responsável pelo setor público, privado e pessoas em geral, podendo causar diversos danos ambientais, sociais e econômicos se não tiverem um correto tratamento e disposição final. Muitos desses danos podem ser irreversíveis ao meio ambiente, necessitando assim que as empresas e o poder público adotem programas de Gestão Ambiental que venham a evitar esse tipo de problema. No presente estudo foi realizado um Programa de Educação Ambiental Não Formal, através da Separação na Fonte e Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Urbanos do Bairro Recanto do Sol, na cidade de Horizontina-RS. A empresa apoiadora e responsável pelo financiamento e fornecimento de todos os materiais necessários, foi a empresa Residua Soluções Ambientais Ltda. O objetivo proposto para o trabalho foi: Desenvolver um Programa de Educação Ambiental Não Formal, através do incentivo e acompanhamento da separação na fonte geradora dos resíduos sólidos urbanos do bairro Recanto do Sol, e Coleta Seletiva dos materiais, por meio de um programa que busque promover o envolvimento social por meio de estratégias de educação ambiental e mobilização social que colocam a população como agente de coleta, com adesões voluntárias, ações integradas e constituição de parcerias. Os resultados obtidos permitiram: a identificação do comportamento do individuo no que tange a separação do lixo e o envolvimento em projetos de coleta seletiva, assim como avaliar o contexto acompanhado com as estratégias recomendadas para o gerenciamento de resíduos, sob o enfoque da sustentabilidade e da proteção ambiental, pois os prejuízos causados ao meio ambiente são significativos, caso estes não sejam destinados adequadamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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