dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Gaertner, Mario Juliano Nunes | |
dc.date.accessioned | 2017-07-05T11:41:00Z | |
dc.date.available | 2017-07-05T11:41:00Z | |
dc.date.issued | 2009-04 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3057 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Technological advances have enabled increasing the access of individuals to consumer goods.
Every manufacturing process requires raw materials, water and energy. The increase in
consumption encouraged the increased production, closing a cycle, which has as a consequence
environmental degradation. The waste is generated in all sectors and processes of human and
industrial activity, which may be present in the form of gases, ash, acids, rubber, scrap metal,
glass, ceramics, oils, greases, etc.. Many of these wastes are toxic. These wastes become
problems when they are not treated as aware and responsible for the public sector, private and
people in general, may cause various environmental, social and economic developments have
not a correct treatment and final disposal. Many of these may be irreversible damage to the
environment, requiring that companies and public authorities adopt environmental management
programs that will prevent this problem. In the present study was a practice of non-formal
environmental education through the Source Separation and Selective Collection of Urban Solid
Waste District Recanto of the Sun in the city of horizontina-RS. The company supportive and
responsible for financing and supply of all materials necessary, was the company Residue
Environmental Solutions Ltda. The goal proposed for the study was: to develop a practice of
non-formal environmental education, by encouraging and monitoring the separation at source
generating the waste Recanto the neighborhood of the sun, and selective collection of materials,
through a program that seeks promote social involvement through strategies of environmental
education and social mobilization that put the population as the collection agent, with voluntary
membership, integrated actions and building partnerships. The results showed: the identification
of individual behavior with regard to the separation of garbage and involvement in projects of
selective collection, as well as evaluating the context together with the strategies recommended
for the management of waste, under the focus of sustainability and protection environmental,
because the damage to the environment are significant, if they are not designed properly. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Resíduos sólidos | por |
dc.subject | Coleta seletiva | por |
dc.title | Programa de educação ambiental informal através da separação na fonte e coleta seletiva dos resíduos sólidos domiciliares do bairro Recanto do Sol, município de Horizontina - RS | por |
dc.title.alternative | Program for environmental education through informal and source separation in selective collection of solid waste district Recanto home of the Sun, city of Horizontina - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Os avanços tecnológicos possibilitaram cada vez mais o acesso dos indivíduos a bens de
consumo. Todo processo produtivo exige matéria-prima, água e energia. O aumento do
consumo incentivou o aumento da produção, fechando um ciclo, que tem como conseqüência a
degradação ambiental. Os resíduos são gerados em todos os setores e processos da atividade
humana e industrial, que podem se apresentar na forma de gases, cinzas, ácidos, borrachas,
escórias metálicas, vidros, cerâmicas, óleos usados, graxas, etc. Muitos desses resíduos são
tóxicos. Estes Resíduos tornam-se problema quando não são tratados de modo consciente e
responsável pelo setor público, privado e pessoas em geral, podendo causar diversos danos
ambientais, sociais e econômicos se não tiverem um correto tratamento e disposição final.
Muitos desses danos podem ser irreversíveis ao meio ambiente, necessitando assim que as
empresas e o poder público adotem programas de Gestão Ambiental que venham a evitar esse
tipo de problema. No presente estudo foi realizado um Programa de Educação Ambiental Não
Formal, através da Separação na Fonte e Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Urbanos do
Bairro Recanto do Sol, na cidade de Horizontina-RS. A empresa apoiadora e responsável pelo
financiamento e fornecimento de todos os materiais necessários, foi a empresa Residua
Soluções Ambientais Ltda. O objetivo proposto para o trabalho foi: Desenvolver um Programa
de Educação Ambiental Não Formal, através do incentivo e acompanhamento da separação na
fonte geradora dos resíduos sólidos urbanos do bairro Recanto do Sol, e Coleta Seletiva dos
materiais, por meio de um programa que busque promover o envolvimento social por meio de
estratégias de educação ambiental e mobilização social que colocam a população como agente
de coleta, com adesões voluntárias, ações integradas e constituição de parcerias. Os resultados
obtidos permitiram: a identificação do comportamento do individuo no que tange a separação do
lixo e o envolvimento em projetos de coleta seletiva, assim como avaliar o contexto
acompanhado com as estratégias recomendadas para o gerenciamento de resíduos, sob o
enfoque da sustentabilidade e da proteção ambiental, pois os prejuízos causados ao meio
ambiente são significativos, caso estes não sejam destinados adequadamente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |