Implementação de um Modelo de Controle Preditivo Utilizando as Estratégias MTPA e Enfraquecimento de Fluxo em Inversores de Tração para Veículos Elétricos
Autor
Schlemmer, Thiago Rafael
Camponogara, Renata
Carnielutti, Fernanda de Morais
Pinheiro, Humberto
Metadatos
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Este artigo apresenta um método de modelo de controle preditivo (MPC) com a implementação das estratégias de máximo torque por ampere (MTPA) e enfraquecimento de fluxo (FW - Sigla inglês de Flux Weakening) para um motor síncrono de ímãs permanentes internos (IPMSM) com a finalidade de ser aplicado em veículos elétricos (EV). A estratégia MPC maximiza o desempenho do sistema, enquanto a estratégia MTPA garante uma alta eficiência operacional selecionando os menores vetores de corrente para um torque específico, a estratégia FW permite a operação em velocidades mais altas, aumentando a faixa de operação. Por fim, os resultados da simulação mostram que o método proposto é eficaz para diferentes condições de carga. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.046