dc.creator | Schneider, Fernando da Fonseca | |
dc.creator | Evald, Paulo Jeferson Dias de Oliveira | |
dc.creator | Silva, César Bastos da | |
dc.creator | Leivas, Eduardo do Amaral | |
dc.creator | Azzolin, Rodrigo Zelir | |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T19:26:08Z | |
dc.date.available | 2023-11-21T19:26:08Z | |
dc.date.submitted | 2018-10-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30613 | |
dc.language | por | por |
dc.relation.ispartof | 11th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2018) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle PI | por |
dc.subject | Controle PI-RLS | por |
dc.subject | Motor brushless | por |
dc.title | Comparação Experimental de Desempenho entre Controladores PI e PI-RLS na Regulação de Velocidade de um Motor Brushless | por |
dc.type | Trabalho Publicado em Evento | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho é apresentada a modelagem matemática de um motor brushless e seu controle de velocidade por duas técnicas de controle. A primeira estratégia de controle, comumente utilizada, é um controle PI (Proporcional–Integral) tradicional. Como alternativa à esse controlador de ganhos fixos, foi integrado ao controlador PI um algoritmo RLS (Root–Least–Squares), tornando possível uma adaptação dos ganhos do controlador e com isso melhorar seu desempenho. Resultados de simulação e experimentais são apresentados e discutidos, para comparação de desempenho entre as estratégias de controle implementadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |