dc.contributor.advisor | Celidonio, Eni de Paiva | |
dc.creator | Chaves, Guilherme Afonso | |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T13:12:19Z | |
dc.date.available | 2023-11-22T13:12:19Z | |
dc.date.issued | 2023-07-04 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30630 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Letras Licenciatura – Habilitação Português e Literatura de Língua Portuguesa, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to investigate literacy in Afro-Brazilian literature through the use of the textbook in high school, based on Law No. 10,639/2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian culture mandatory in basic education. Titled "Between Canon and Marginalization: Teaching African and Afro-Brazilian Literature in the High School Textbook," the study addresses the importance of the textbook in students' literary development, the understanding of Afro-Brazilian literature and its classification. The research analyzes two chapters of the high school textbook that seek to promote cultural diversity. For this purpose, the research is divided into three chapters: 1. Relationship between the textbook and literary literacy; 2. Concept of Afro-Brazilian literature; 3. Analysis of the units in the high school textbook. The expected results reveal that the textbook still predominantly prioritizes works by white authors, despite attempts to address cultural diversity, highlighting the difficulty of working with and addressing works of African origin. Therefore, it emphasizes the importance of understanding, disseminating, and promoting literacy, as well as modernizing and consolidating practices related to African and Afro-Brazilian literatures in the school environment, whether through teachers or educational tools considered standard and essential. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
dc.subject | Literatura marginal | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Lei 10639/2003 | por |
dc.subject | Ferramenta educacional | por |
dc.subject | Afro-brazilian literature | eng |
dc.subject | Marginal literature | eng |
dc.subject | Literary literacy | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Law 10639/2003 | eng |
dc.subject | Educational tool | eng |
dc.title | Entre cânone e marginalização: o ensino de literatura africana e afro-brasileira no livro didático do Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Between canon and marginalization: teaching african and afro-brazilian literature in the high school textbook | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Letras Licenciatura – Habilitação Português e Literatura de Língua Portuguesa | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar o letramento em literatura afro-brasileira por meio do livro didático no ensino médio, embasando-se na lei n. 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Intitulado "Entre Cânone e Marginalização: o ensino de literatura africana e afro-brasileira no livro didático do ensino médio", o estudo aborda a importância do livro didático no desenvolvimento literário dos alunos e a compreensão da literatura afro-brasileira e sua classificação. A pesquisa analisa dois capítulos do livro didático do ensino médio, que buscam promover a diversidade cultural. Para isso, a pesquisa é dividida em três capítulos: 1. Relação entre o livro didático e o letramento literário; 2. Conceito de literatura afro-brasileira; 3. Análise das unidades do livro didático do ensino médio. Os resultados esperados revelam que o livro didático ainda prioriza predominantemente obras de autores brancos, apesar da tentativa de abordar a diversidade cultural, evidenciando a dificuldade em trabalhar e abordar obras de origem africana. Destaca-se, assim, a importância de compreender, disseminar e promover o letramento, além de modernizar e consolidar práticas relacionadas às literaturas africanas e afro-brasileiras no ambiente escolar, seja por meio dos professores ou de ferramentas educacionais consideradas padrão e fundamentais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |