Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCelidonio, Eni de Paiva
dc.creatorChaves, Guilherme Afonso
dc.date.accessioned2023-11-22T13:12:19Z
dc.date.available2023-11-22T13:12:19Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30630
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to investigate literacy in Afro-Brazilian literature through the use of the textbook in high school, based on Law No. 10,639/2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian culture mandatory in basic education. Titled "Between Canon and Marginalization: Teaching African and Afro-Brazilian Literature in the High School Textbook," the study addresses the importance of the textbook in students' literary development, the understanding of Afro-Brazilian literature and its classification. The research analyzes two chapters of the high school textbook that seek to promote cultural diversity. For this purpose, the research is divided into three chapters: 1. Relationship between the textbook and literary literacy; 2. Concept of Afro-Brazilian literature; 3. Analysis of the units in the high school textbook. The expected results reveal that the textbook still predominantly prioritizes works by white authors, despite attempts to address cultural diversity, highlighting the difficulty of working with and addressing works of African origin. Therefore, it emphasizes the importance of understanding, disseminating, and promoting literacy, as well as modernizing and consolidating practices related to African and Afro-Brazilian literatures in the school environment, whether through teachers or educational tools considered standard and essential.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Afro-brasileirapor
dc.subjectLiteratura Marginalpor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLei 10639/2003por
dc.subjectFerramenta educacionalpor
dc.subjectAfro-Brazilian literatureeng
dc.subjectMarginal literatureeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectLaw 10639/2003eng
dc.subjectEducational tooleng
dc.titleEntre cânone e marginalização: o ensino de Literatura Africana e Afro-Brasileira no livro didático do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeBETWEEN CANON AND MARGINALIZATION: TEACHING AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN THE HIGH SCHOOL TEXTBOOKeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localAv. Roraima, 1000 - Cidade Universitária, Campus Sede - Prédio 40A - Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLetras Licenciatura – Habilitação Português e Literatura de Língua Portuguesapor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar o letramento em literatura afro-brasileira por meio do livro didático no ensino médio, embasando-se na lei n. 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Intitulado "Entre Cânone e Marginalização: o ensino de literatura africana e afro-brasileira no livro didático do ensino médio", o estudo aborda a importância do livro didático no desenvolvimento literário dos alunos e a compreensão da literatura afro-brasileira e sua classificação. A pesquisa analisa dois capítulos do livro didático do ensino médio, que buscam promover a diversidade cultural. Para isso, a pesquisa é dividida em três capítulos: 1. Relação entre o livro didático e o letramento literário; 2. Conceito de literatura afro-brasileira; 3. Análise das unidades do livro didático do ensino médio. Os resultados esperados revelam que o livro didático ainda prioriza predominantemente obras de autores brancos, apesar da tentativa de abordar a diversidade cultural, evidenciando a dificuldade em trabalhar e abordar obras de origem africana. Destaca-se, assim, a importância de compreender, disseminar e promover o letramento, além de modernizar e consolidar práticas relacionadas às literaturas africanas e afro-brasileiras no ambiente escolar, seja por meio dos professores ou de ferramentas educacionais consideradas padrão e fundamentais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples