dc.contributor.advisor | Santorum, Karen Andressa Teixeira | |
dc.creator | Brondani, Thaís Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T13:16:46Z | |
dc.date.available | 2023-11-22T13:16:46Z | |
dc.date.issued | 2022-11-18 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30634 | |
dc.description | Trabalho Final de Graduação apresentado ao Curso de Letras - Inglês Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação. | por |
dc.description.abstract | The present work has as its aims to develop a didactical proposal for the teaching of reading and writing in English through the Fanfiction genre with the purpose to deepen the knowledge in writing activities with students and improve their reading skills. The Fanfiction genre was seen as a possible tool to develop and improve reading and writing skills, and consequently the interest of the students. During the methodology section, it has a corpus of ten Fanfictions which were read and analyzed, it also has the deconstruction of two from these stories. The theoretical approach and the methodology for the development of this didactical proposal followed the Systemic-Functional Linguistics (SFL) and the Genre-Based Pedagogy, from Sydney school. The choice for Fanfiction is based on the motivational characteristics, and the potential of such a genre for the construction of the affective bond between the students and the Fanfiction genre. This affective aspect present in the genre might work as a stimulus to encourage the production, consumption and sharing of Fanfics and may stimulate the students’ reading and writing skills in English. The expected results with the didactic sequence proposed here and the suggested deconstruction of the genre are a) to help teachers in their educational practices and b) to help students by offering writing activities that motivate them, making it easier for them to understand genres in English. | eng |
dc.language | eng | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Fanfiction | eng |
dc.subject | Genre-Based pedagogy | eng |
dc.subject | Writing activities | eng |
dc.subject | Affective bond | eng |
dc.subject | Pedagogia com base em gênero | por |
dc.subject | Atividades escritas | por |
dc.subject | Laço afetivo | por |
dc.title | Teaching english through fanfiction in high school: a motivational proposal supported by genre-based pedagogy | por |
dc.title.alternative | ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE FANFICTION NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA MOTIVACIONAL APOIADA PELA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNERO | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | UFSM, Campus Sede, Prédio 40A - Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras - Licenciatura - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta didática para o ensino da leitura e escrita da Língua Inglesa através do gênero Fanfiction, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos alunos no âmbito escrito e aprimorar a habilidade de leitura. O gênero Fanfiction foi analisado como uma possibilidade de ferramenta para desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa, e consequentemente o interesse dos alunos. Durante a seção da metodologia, há um corpus de dez Fanfictions, as quais foram lidas e analisadas, há também a desconstrução de duas dessas histórias. A abordagem teórica e metodologia para a proposta didática foi seguida pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e a Pedagogia com Base em Gêneros, da escola de Sydney. A escolha pela Fanfiction foi baseada na característica motivacional e a construção, entre aluno e a Fanfiction, de laço afetivo que o gênero possui. Esse aspecto afetivo presente no gênero pode funcionar como um estímulo para encorajar os alunos a produzir, consumir e compartilhar as Fanfictions, e pode trazer aos alunos o estímulo das habilidades de ler e escrever em Inglês. Os resultados esperados com a sequência didática proposta neste trabalho e a sugestão da desconstrução do gênero são: a) ajudar os professores em suas práticas educacionais e b) ajudar os estudantes com a oferta de atividades de escrita que estimulem e facilitem a compreensão do gênero na Língua Inglesa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |