Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantorum, Karen Andressa Teixeira
dc.creatorBrondani, Thaís Carvalho
dc.date.accessioned2023-11-22T13:16:46Z
dc.date.available2023-11-22T13:16:46Z
dc.date.issued2022-11-18
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30634
dc.descriptionTrabalho Final de Graduação apresentado ao Curso de Letras - Inglês Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação.por
dc.description.abstractThe present work has as its aims to develop a didactical proposal for the teaching of reading and writing in English through the Fanfiction genre with the purpose to deepen the knowledge in writing activities with students and improve their reading skills. The Fanfiction genre was seen as a possible tool to develop and improve reading and writing skills, and consequently the interest of the students. During the methodology section, it has a corpus of ten Fanfictions which were read and analyzed, it also has the deconstruction of two from these stories. The theoretical approach and the methodology for the development of this didactical proposal followed the Systemic-Functional Linguistics (SFL) and the Genre-Based Pedagogy, from Sydney school. The choice for Fanfiction is based on the motivational characteristics, and the potential of such a genre for the construction of the affective bond between the students and the Fanfiction genre. This affective aspect present in the genre might work as a stimulus to encourage the production, consumption and sharing of Fanfics and may stimulate the students’ reading and writing skills in English. The expected results with the didactic sequence proposed here and the suggested deconstruction of the genre are a) to help teachers in their educational practices and b) to help students by offering writing activities that motivate them, making it easier for them to understand genres in English.eng
dc.languageengpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFanfictioneng
dc.subjectGenre-Based pedagogyeng
dc.subjectWriting activitieseng
dc.subjectAffective bondeng
dc.subjectPedagogia com base em gêneropor
dc.subjectAtividades escritaspor
dc.subjectLaço afetivopor
dc.titleTeaching english through fanfiction in high school: a motivational proposal supported by genre-based pedagogypor
dc.title.alternativeENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE FANFICTION NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA MOTIVACIONAL APOIADA PELA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localUFSM, Campus Sede, Prédio 40A - Santa Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras - Licenciatura - Inglês e Literaturas de Língua Inglesapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta didática para o ensino da leitura e escrita da Língua Inglesa através do gênero Fanfiction, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos alunos no âmbito escrito e aprimorar a habilidade de leitura. O gênero Fanfiction foi analisado como uma possibilidade de ferramenta para desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa, e consequentemente o interesse dos alunos. Durante a seção da metodologia, há um corpus de dez Fanfictions, as quais foram lidas e analisadas, há também a desconstrução de duas dessas histórias. A abordagem teórica e metodologia para a proposta didática foi seguida pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e a Pedagogia com Base em Gêneros, da escola de Sydney. A escolha pela Fanfiction foi baseada na característica motivacional e a construção, entre aluno e a Fanfiction, de laço afetivo que o gênero possui. Esse aspecto afetivo presente no gênero pode funcionar como um estímulo para encorajar os alunos a produzir, consumir e compartilhar as Fanfictions, e pode trazer aos alunos o estímulo das habilidades de ler e escrever em Inglês. Os resultados esperados com a sequência didática proposta neste trabalho e a sugestão da desconstrução do gênero são: a) ajudar os professores em suas práticas educacionais e b) ajudar os estudantes com a oferta de atividades de escrita que estimulem e facilitem a compreensão do gênero na Língua Inglesa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples