Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorJost, Eleusiane
dc.date.accessioned2017-07-06T15:06:12Z
dc.date.available2017-07-06T15:06:12Z
dc.date.issued2015-03-23
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3064
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015.por
dc.description.abstractIt is important to emphasize the environmental education in schools. However, it should not be present as a discipline, but across the board with the goal to create critical citizens, sensitized to environmental problems. The present work was developed with students from the first year of the elementary school at the State School of Basic Education Paul Devanier Lauda in the city of Santa Maria / RS, with a working methodology based on knowledge construction and not just the simple transmission. Through worked texts it was able to shown the problem generated by the garbage in the nature and the relationship between the garbage with wastage and the misuse of waste materials. Also, it was developed an artistic dynamic in order to express the activity in a process that challenges the mind / body split. It can be noticed that the children sensitized to the issue, with the possibility of spreading this environmental knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.titleA educação ambiental e a problemática do lixo no 1º ano do ensino fundamental na Escola Básica de Educação Dr. Paulo Devanier Laudapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoÉ importante destacar a Educação Ambiental nas escolas. No entanto, ela não deve estar presente enquanto disciplina, mas sim de forma transversal com o objetivo de formar cidadão críticos, sensibilizados com os problemas ambientais. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Paulo Devanier Lauda, na cidade de Santa Maria/RS, com uma metodologia de trabalho baseada na construção do conhecimento e não simplesmente na mera transmissão. Através dos textos trabalhados, pode-se demonstrar o problema que gera o lixo na natureza e a relação do lixo com o desperdício e a má utilização de materiais. Também foi desenvolvida uma dinâmica artística no intuito de expressar a atividade em um processo que questiona a divisão corpo/mente. Percebe-se pela atuação de cada um na montagem da maquete que as crianças se sensibilizaram com a temática, havendo a possibilidade de propagarem esse conhecimento ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto