Navegação Ensino de Sociologia no Ensino Médio – EaD por título
Itens para a visualização no momento 7-26 of 54
-
Desigualdade social, a educação como mercadoria e a privatização da educação básica brasileira
(2015-12-20)Este trabalho apresenta a análise bibliográfica sobre a desigualdade social no Brasil sob o advento do neoliberalismo no final do século XX e início do século XXI, objetivando discutir sua gênese e possibilidades para sua ... -
Educação inclusiva e inclusão social
(2016-01-05)O artigo faz um levantamento a cerca dos princípios e amparos legais da Educação Inclusiva no Brasil. Vivemos em um país que busca viver a diversidade de uma forma geral, para isso faz-se necessário entender os pressupostos ... -
O ensino da sociologia hoje
(2015-12-20)este trabalho foi realizado com o intuito de tomar conhecimento, bem como analisar alguns dos acontecimentos que levaram a efetivação de fato da disciplina de Sociologia no atual currículo do Ensino Médio brasileiro, assim ... -
O ensino da sociologia limites e possibilidades diante da falta de formação dos professores em sociologia e da estrutura da grade curricular do ensino médio no Colégio Estadual Manoel Ribas
(2015-12-15)O presente estudo tem por finalidades apresentar um breve relato sobre como está estruturado o ensino da Sociologia, por meio do estudo realizado no Colégio Estadual Manoel Ribas, procurou-se apontar quais as possibilidades ... -
Ensino de ciências sociais e cinema: algumas reflexões
(2015-12-15)O presente trabalho tem como tema de investigação o ensino de ciências sociais, tomando como referência a o suporte fílmico. O objetivo geral de nossa pesquisa é pensar alternativas possíveis para a articulação entre ... -
O ensino de sociologia e algumas possibilidades de tratar da velhice
(2015-12)O idoso em nosso país ainda representa um problema social não avaliado. A população idosa vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos, devido ao aumento da expectativa de vida da população. O presente artigo tem ... -
Ensino de sociologia e direitos humanos
(2015)Este artigo caracteriza o relato da experiência vivenciada durante o estágio de observação/intervenção, realizado na disciplina Sociologia, em turmas do Ensino Médio, modalidade normal, na rede pública estadual da cidade ... -
Ensino de sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada
(2015-12-15)O artigo “Ensino de Sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada”, realizado no Museu Histórico Fernando Ferrari – São Pedro do Sul/RS visou reconhecer a Sociologia como disciplina do Ensino Médio, identificar ... -
O ensino religioso na escola
(2015-12)O presente trabalho trata da questão da escolha e existência ou não de uma metodologia ideal para o ensino religioso na escola, respeitando a diversidade de religiões do nosso país. O objetivo deste trabalho é apresentar ... -
Escola e política o lugar da escola na formação política e na perspectiva da revolução cultural
(2016-02-01)O artigo pretende comprovar a relevância do ensino de Sociologia para a formação política dos indivíduos na perspectiva da revolução cultural, sendo que a escola é parte integrante e primordial para esse entendimento ... -
O Facebook como ferramenta de aprendizagem no ensino de sociologia
(2015-12-20)Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que contempla as temáticas sobre as estratégias metodológicas práticas para os conteúdos teóricos da disciplina de Sociologia, investigando o uso do Facebook como ... -
Formação cidadã e o ensino da sociologia: comparativo entre autores
(2015-12-28)A cidadania faz parte dos conteúdos a serem abordados na disciplina de Sociologia no ensino médio, sendo assim, o presente estudo enfatizou o seguinte problema de pesquisa: “Como aparece e qual a conexão entre a sociologia ... -
O futuro professor de sociologia e as práticas docentes em sala de aula
(2015-12-20)Esse artigo discorre acerca da formação do educador em que se reflete o estágio supervisionado do curso de graduação em licenciatura em sociologia o qual foi realizado, no ano de 2013, em uma escola de Ensino Médio localizada ... -
A gestão do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: uma experiência a partir de várias mãos
(2015-12-27)A relação entre os setores da Educação e da Saúde possui muitas afinidades no campo das políticas públicas, especialmente por se tratarem de áreas que sustentam sua base no princípio de universalização de direitos ... -
História da Sociologia e atual realidade do mercado de trabalho no Brasil
(2015-12-16)Este presente artigo busca, em linhas gerais, mostrar a trajetória da disciplina de Sociologia na licenciatura, bem como mostrar que, além das idas e vindas desta disciplina no currículo, ela encontra outra dificuldade, ... -
História indígena para o ensino médio
(2016-01-15)Apesar da sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à diversidade cultural como um tema transversal, bem como a Lei Federal n.11.465 (10 mar. 2008) que obriga o ensino dos povos indígenas na formação da ... -
A importância da família na escola
(2015-12-20)A discussão que se estabelece no contexto que trata sobre o comportamento e características no que diz respeito a família, vem transformandose através dos tempos acompanhando as mudanças religiosas, econômicas ... -
A importância de outras formas de ensinar e aprender: a criação e o desenvolvimento do projeto PIBID Ciências Sociais Licenciatura UFSM na Escola Coronel Pilar
(2015-12-15)O presente trabalho abordará o desenvolvimento e importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das Ciências Sociais Licenciatura (PIBID - Ciências Sociais), projeto desenvolvido na Universidade ... -
Inclusão social na escola
(2016-03-02)O artigo refere-seà inclusão de alunos homossexuais na escola, onde as temáticas desenvolvidas levam a refletir se aquilo que é trabalhado na escola leva a inclusão social, ou aguçam de certa forma o preconceito, trazendo ... -
Intermitência e descontinuidade eis o cenário da sociologia no Brasil
(2015-12-22)A pesquisa empreendida consiste em apontar as reformas ocorridas no ensino secundário e, o contexto no qual emergiram. A temporalidade estudada inicia-se no ano de 1891, nomeadamente com a Reforma de Benjamin Constant, ...