O discurso sobre o jornalismo: uma análise discursiva das lives de Jair Messias Bolsonaro
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Data
2025-09-25Primeiro membro da banca
Grigoletto, Evandra
Segundo membro da banca
Pozobon, Rejane de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação investiga o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro sobre o
jornalismo durante as Lives de Quinta, realizadas no canal oficial do YouTube durante os
anos de 2020 e 2021. A pesquisa, inserida no campo da Comunicação Social, se filia à
Análise de Discurso Francesa (AD) para analisar os efeitos de sentido desse discurso e
responder a seguinte pergunta: quais são os lugares — social e discursivo — que determinam
o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro sobre o jornalismo?. Para tanto, buscamos
compreender o processo discursivo dos dizeres do presidente sobre o jornalismo,
identificando a Formação Discursiva (FD) na qual se insere e seus efeitos de sentido,
entendendo também como o lugar social de Jair Messias Bolsonaro determina seu lugar
discursivo. Além disso, o trabalho busca debater a participação do discurso oficial na relação
de credibilidade versus descrença no trabalho jornalístico. fundamentamo-nos em Pêcheux
(1997, 1995 e 1983) para compreender noções básicas para realizar a análise. Além disso,
recorremos a Charaudeau (2011 e 2018), Grigoletto (2005) e Orlandi (2012 e 2020) para dar
conta de noções como contrato de comunicação, lugar discursivo e formação discursiva. Já,
Benetti (2007 e 2016), Pires e Carvalho (2022), Serrano (2006), Traquina (2005) e Lisboa
(2012) nos ajudam compreender mais sobre o jornalismo e demais noções teóricas. A
metodologia empregada envolve a visualização das transmissões ao vivo, a transcrição dos
trechos em que Bolsonaro discursiviza sobre a imprensa. Um total de 15 lives foram
analisadas e este trabalho usa 50 Sequências Discursivas (SDs) exemplares para demonstrar o
processo discursivo. Os principais resultados identificam que o discurso de Bolsonaro sobre o
jornalismo é determinado por dois lugares sociais: Lugar Social de Presidente (LSP) e Lugar
Social de Capitão (LSC). Esse duplo lugar social determina os lugares discursivos ocupados
nas duas Formações Discursivas identificadas. Quando filiado à FD1: O jornalismo objetivo,
o presidente ocupa um Lugar Discursivo Político de Bem (LDPB) e quando inserido na FD2:
O jornalismo inimigo, ocupa o Lugar Discursivo de Mito (LDM). Essas observações
respondem à pergunta de pesquisa, demonstrando que os lugares sociais de Bolsonaro
influenciam seus lugares discursivos, determinando seu discurso sobre o jornalismo segundo
a Formação Discursiva e o lugar discursivo com os quais se relaciona. O estudo contribui
para a compreensão do discurso político e sua relação com o jornalismo, bem como para as
discussões sobre a crise de imagem do campo jornalístico.
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