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dc.creatorGeiss, Eno Renato
dc.date.accessioned2023-11-30T14:04:22Z
dc.date.available2023-11-30T14:04:22Z
dc.date.issued2023-10-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30732
dc.description.abstractThis research, carried out with the Master's Program in Professional and Technological Education (PPGEPT - UFSM), presents the impact caused by the application of the government protocols for teaching in the Professional Education schools of the 20th Regional Education Coordination (20th CRE) of Rio Grande do Sul (RS). Faced with the pandemic scenario in the country, in 2020 and 2021, education underwent several changes imposed by government decrees and by the COVID-19 virus itself. In record time, all educational institutions had to adapt to a new reality and teaching strategies, with Emergency Remote Education (ERE) being the main action developed by schools in RS, followed by the hybrid teaching method. As a result, the ERE and hybrid teaching made it possible to continue the pedagogical activities in most schools throughout Brazil, guaranteeing the continuity of teaching by law. Therefore, in the context of Professional and Technological Education (EPT), it was no different. Thus, this Master dissertation aimed to assess the impact of ERE and hybrid teaching method on teaching in five EPT courses in two state schools in the 20th CRE in Palmeira das Missões - RS. To this end, we carried out a qualitative study and a case study, which allowed us to analyze how teachers and students faced this change in teaching strategy in practice. To produce the data, the State Education Department (SEDUC RS) system was consulted, focusing on data on school dropouts, enrollment cancellations, loss of contracts and teacher salary cuts. A questionnaire with open and closed questions was administered to teachers and students to check their adaptation to and analysis of the ERE and hybrid teaching method. The research pointed out mistakes and successes with the application of the educational process lived and brings suggestions and improvements in the educational process in a situation of health crisis or other possible problems that can resume this post-pandemic emergency planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEPTpor
dc.subjectEnsino remoto emergencialpor
dc.subjectPandemia de Covid-19por
dc.subject20ª CREpor
dc.subjectEFAeng
dc.subjectEmergency remote educationeng
dc.subjectCovid-19 pandemiceng
dc.subject20th CREeng
dc.titleA educação profissional e tecnológica na 20ª CRE: o impacto dos protocolos governamentais para o ensino durante a pandemia de Covid-19por
dc.title.alternativeProfessional and technological education in the 20th CRE: the impact of government protocols for teaching during the Covid-19 pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT – UFSM), apresenta o impacto causado pela aplicação dos protocolos governamentais para o ensino nas escolas de Educação Profissional da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) do Rio Grande do Sul (RS). Diante do cenário pandêmico no país, nos anos de 2020 e 2021, o ensino passou por diversas mudanças impostas por decretos governamentais e pelo próprio vírus da COVID-19. Em tempo recorde, todas as instituições de ensino tiveram que se adaptar com uma nova realidade e estratégias de ensino, sendo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) a principal ação desenvolvida pelas escolas do RS, seguida do Ensino Híbrido. Assim, o ERE e o Ensino Híbrido permitiram dar continuidade às ações pedagógicas na maioria das escolas em todo o Brasil, garantindo por lei a continuidade do ensino. Logo, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) não foi diferente, por isso, este trabalho de dissertação teve como objetivo avaliar o impacto causado pelos protocolos governamentais no ensino em 5 cursos de EPT em duas escolas estaduais da 20ª CRE, em Palmeira das Missões - RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e um estudo de caso, que permitiu analisar como professores e estudantes enfrentaram, na prática, as mudanças na estratégia de ensino. Para a produção de dados foi consultado o sistema da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC RS), tendo como foco de coleta dados sobre a evasão escolar, cancelamento de matrículas, perda de contratos e redução de salário de professor. Foi aplicado um questionário de perguntas abertas e fechadas à professores e estudantes, para verificar a adaptação e análise deles com relação ao ERE e ao Ensino Híbrido. A pesquisa apontou erros e acertos com a aplicação do ERE e do Ensino Híbrido, e traz sugestões e melhorias no processo educacional em situação de crise sanitária ou outros eventuais problemas que possam retomar esse planejamento emergencial pós-pandemia.por
dc.contributor.advisor1Mello, Melina de Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1103076853141835por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee1Rossatto, Cesar Augusto
dc.contributor.referee2Maraschin, Mariglei Severo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787589176116297por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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