dc.contributor.advisor | Benetti, Cláudia Cisiane | |
dc.creator | Paixão, Júlia Emanueli Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T18:05:52Z | |
dc.date.available | 2023-11-30T18:05:52Z | |
dc.date.issued | 2023-09-25 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30737 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The interconnection between environmental impacts, pandemics and unique health, the
relationship between human, animal and environmental health, highlights the pressing need for
Environmental Education as a fundamental path towards understanding the complex
relationships between human, animal health and the environment. The implementation of
Environmental Education in schools emerges as a vital approach to encourage reflection on
human actions in the environment. This can occur through active teaching and learning that
encourages students to become conscious agents of change, empowering them to adopt
sustainable behaviors and contribute to preventing pandemics and promoting global health. In
this monograph, the objectives were to identify spontaneous concepts that students bring after
their experience in the pandemic, identify and analyze the possibilities and effects of
environmental awareness, promoting learning through problematization about environmental
impacts and their relationship with the emergence of pandemics, all of this under the umbrella
of One Health. This work is defined as a descriptive qualitative research developed with
elementary school students in Cachoeira do Sul, RS. The research took place through 5
Environmental Workshops, exploring the themes of One Health, environmental impacts caused
by human action and the COVID-19 pandemic. The analyzes were based on observations and
analysis of materials produced by students during the workshops. Through observations, it was
possible to notice the negative connotation related to the word pandemic, which was revealed
through inconvenient feelings expressed in their speeches and the demonstration of a critical
understanding of the consequences of COVID-19. Furthermore, during the workshops there
was a growing capacity to problematize the effects and relationships of environmental impacts
on the environment and pandemics, as well as on the interconnections of human, animal and
environmental health, that is, the understanding of One Health. This monograph, then,
emphasizes the importance of teaching-learning strategies with an environmental focus to
motivate, raise awareness and impact students in the basic education network. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Pandemias | por |
dc.subject | Saúde única | por |
dc.subject | Impactos ambientais | por |
dc.subject | Oficinas ambientais | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Pandemics | eng |
dc.subject | One health | eng |
dc.subject | Environmental Impacts | eng |
dc.subject | Environmental workshop | eng |
dc.title | O papel da educação ambiental frente aos riscos de pandemias: problematizando com estudantes do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The role of environmental education in front of pandemic risks: problematizing with elementary school students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A interligação entre impactos ambientais, pandemias e saúde única, relação entre saúde
humana, animal e ambiental, destaca a necessidade premente da Educação Ambiental como um
caminho fundamental na compreensão das complexas relações entre a saúde humana, animal e
o meio ambiente. A implementação da Educação Ambiental nas escolas emerge como uma
abordagem vital para fomentar a reflexão sobre as ações humanas no meio ambiente. Isso pode
ocorrer por meio do ensino e aprendizagem ativos que incentivam os estudantes a se tornarem
agentes de mudança conscientes, capacitando-os a adotarem comportamentos sustentáveis e a
contribuírem para a prevenção de pandemias e a promoção da saúde global. Nesta monografia,
os objetivos foram identificar conceitos espontâneos que os estudantes trazem após sua vivência
na pandemia, identificar e analisar as possibilidades e os efeitos da sensibilização ambiental,
promovendo a aprendizagem através da problematização sobre os impactos ambientais e sua
relação com o surgimento de pandemias, tudo isso sob o viés da Saúde única. Este trabalho se
define como uma pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida com estudantes do ensino
fundamental em Cachoeira do Sul, RS. A pesquisa se deu por meio de 5 Oficinas Ambientais,
explorando os temas da Saúde Única, impactos ambientais causados pela ação humana e a
pandemia da COVID-19. As análises foram baseadas em observações e análises dos materiais
produzidos pelos estudantes durante as oficinas. Através das observações foi possível notar a
conotação negativa relacionada à palavra pandemia, que foi revelada através de sentimentos
inconvenientes manifestados em suas falas e da demonstração de uma compreensão crítica das
consequências da COVID-19. Além disso, observou-se durante as oficinas uma crescente
capacidade de problematização dos efeitos e relações dos impactos ambientais sobre o ambiente
e as pandemias, bem como sobre as interconexões da saúde humana, animal e ambiental, ou
seja, a compreensão sobre a Saúde Única. Esta monografia, então, enfatiza a importância de
estratégias de ensino-aprendizagem com foco ambiental para motivar, sensibilizar e impactar
estudantes da rede básica de Ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |