Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBenetti, Cláudia Cisiane
dc.creatorPaixão, Júlia Emanueli Lopes
dc.date.accessioned2023-11-30T18:05:52Z
dc.date.available2023-11-30T18:05:52Z
dc.date.issued2023-09-25
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30737
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe interconnection between environmental impacts, pandemics and unique health, the relationship between human, animal and environmental health, highlights the pressing need for Environmental Education as a fundamental path towards understanding the complex relationships between human, animal health and the environment. The implementation of Environmental Education in schools emerges as a vital approach to encourage reflection on human actions in the environment. This can occur through active teaching and learning that encourages students to become conscious agents of change, empowering them to adopt sustainable behaviors and contribute to preventing pandemics and promoting global health. In this monograph, the objectives were to identify spontaneous concepts that students bring after their experience in the pandemic, identify and analyze the possibilities and effects of environmental awareness, promoting learning through problematization about environmental impacts and their relationship with the emergence of pandemics, all of this under the umbrella of One Health. This work is defined as a descriptive qualitative research developed with elementary school students in Cachoeira do Sul, RS. The research took place through 5 Environmental Workshops, exploring the themes of One Health, environmental impacts caused by human action and the COVID-19 pandemic. The analyzes were based on observations and analysis of materials produced by students during the workshops. Through observations, it was possible to notice the negative connotation related to the word pandemic, which was revealed through inconvenient feelings expressed in their speeches and the demonstration of a critical understanding of the consequences of COVID-19. Furthermore, during the workshops there was a growing capacity to problematize the effects and relationships of environmental impacts on the environment and pandemics, as well as on the interconnections of human, animal and environmental health, that is, the understanding of One Health. This monograph, then, emphasizes the importance of teaching-learning strategies with an environmental focus to motivate, raise awareness and impact students in the basic education network.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPandemiaspor
dc.subjectSaúde únicapor
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subjectOficinas ambientaispor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPandemicseng
dc.subjectOne healtheng
dc.subjectEnvironmental Impactseng
dc.subjectEnvironmental workshopeng
dc.titleO papel da educação ambiental frente aos riscos de pandemias: problematizando com estudantes do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe role of environmental education in front of pandemic risks: problematizing with elementary school studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA interligação entre impactos ambientais, pandemias e saúde única, relação entre saúde humana, animal e ambiental, destaca a necessidade premente da Educação Ambiental como um caminho fundamental na compreensão das complexas relações entre a saúde humana, animal e o meio ambiente. A implementação da Educação Ambiental nas escolas emerge como uma abordagem vital para fomentar a reflexão sobre as ações humanas no meio ambiente. Isso pode ocorrer por meio do ensino e aprendizagem ativos que incentivam os estudantes a se tornarem agentes de mudança conscientes, capacitando-os a adotarem comportamentos sustentáveis e a contribuírem para a prevenção de pandemias e a promoção da saúde global. Nesta monografia, os objetivos foram identificar conceitos espontâneos que os estudantes trazem após sua vivência na pandemia, identificar e analisar as possibilidades e os efeitos da sensibilização ambiental, promovendo a aprendizagem através da problematização sobre os impactos ambientais e sua relação com o surgimento de pandemias, tudo isso sob o viés da Saúde única. Este trabalho se define como uma pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida com estudantes do ensino fundamental em Cachoeira do Sul, RS. A pesquisa se deu por meio de 5 Oficinas Ambientais, explorando os temas da Saúde Única, impactos ambientais causados pela ação humana e a pandemia da COVID-19. As análises foram baseadas em observações e análises dos materiais produzidos pelos estudantes durante as oficinas. Através das observações foi possível notar a conotação negativa relacionada à palavra pandemia, que foi revelada através de sentimentos inconvenientes manifestados em suas falas e da demonstração de uma compreensão crítica das consequências da COVID-19. Além disso, observou-se durante as oficinas uma crescente capacidade de problematização dos efeitos e relações dos impactos ambientais sobre o ambiente e as pandemias, bem como sobre as interconexões da saúde humana, animal e ambiental, ou seja, a compreensão sobre a Saúde Única. Esta monografia, então, enfatiza a importância de estratégias de ensino-aprendizagem com foco ambiental para motivar, sensibilizar e impactar estudantes da rede básica de Ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto