dc.contributor.advisor | Aquistapasse, Lusa Rosangela Lopes | |
dc.creator | Quaiatto, Rittieli D’Avila | |
dc.date.accessioned | 2017-07-11T14:52:56Z | |
dc.date.available | 2017-07-11T14:52:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3080 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This monograph aims at developing patterns for women's scarves using, as reference,
flowers documented by Botanical illustrator Margaret Mee. Flora is widely used as a
source as reference to create printings for textile design and, currently, the market
offers a wide range of products and surfaces depicting such subject. Although they are
commonly found, they are often represented figuratively. The objective of this research
is to precisely explore the analogy of images with manual techniques, in an attempt to
distance themselves from the figurative representation of nature and cause a fresh look
at it. Starting from the desire to propose something different, out of figuration and the
reproduced image, aiming to provoke the audience to develop a more interpretive and
less hard look, by applying the creations to a collection of women's scarves. Today with
technological advances, the possibilities for treatments in textile surface are numerous.
It is possible to work the drawing in two-dimensional surfaces, as well as to explore
visual textures and depth, among other techniques. The present project focuses on the
creative process for the development of the textile surface design, an area in which,
increasingly, digital resources excel on manual work and in which professionals
gradually use previously made elements and references already existing, letting go of
genuine processes of creation. For the execution and development of the present
research, it was decided to print from sublimation due to fidelity in color printing and
for being a process with low level of environmental pollution and material waste. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Margaret Mee | por |
dc.subject | Lenços | por |
dc.title | A obra de Margaret Mee e sua analogia na criação de estampas para lenços femininos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design de Superfície | por |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo o desenvolvimento de estampas para lenços
femininos utilizando como referência flores documentadas pela Ilustradora Botânica
Margaret Mee. A flora é amplamente utilizada como fonte de referência na criação de
estampas para o design têxtil e atualmente o mercado oferece uma ampla gama de
produtos e superfícies retratando esse tema, que apesar de serem comumente
encontrados, são representados, na maioria das vezes de maneira figurativa. O objetivo
desta pesquisa é explorar, justamente, a analogia da imagem com técnicas manuais na
tentativa de se distanciar da representação figurativa da natureza e provocar um novo
olhar sobre a mesma. Partindo do anseio de propor algo diferente, fora da figuração e da
imagem reproduzida, objetivando provocar o público a desenvolver um olhar mais
interpretativo e menos rígido através da aplicação das criações a uma coleção de lenços
femininos. Hoje com os avanços tecnológicos, as possibilidades de tratamentos na
superfície têxtil são inúmeras. Pode-se trabalhar o desenho na superfície bidimensional,
bem como explorar texturas visuais, profundidade, entre outras técnicas. Este projeto
tem foco no processo criativo para o desenvolvimento do design de superfície têxtil, uma
área em que, cada vez mais, os recursos digitais se sobressaem sobre as habilidades
manuais e na qual os profissionais utilizam, gradativamente, elementos prontos e
referenciais já existentes abrindo mão do processo genuíno de criação. Para execução e
desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela impressão a partir da sublimação,
devido à fidelidade na impressão das cores e por ser um processo com baixo índice de
poluição ambiental e desperdício material. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |