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dc.contributor.advisorAquistapasse, Lusa Rosangela Lopes
dc.creatorQuaiatto, Rittieli D’Avila
dc.date.accessioned2017-07-11T14:52:56Z
dc.date.available2017-07-11T14:52:56Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3080
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph aims at developing patterns for women's scarves using, as reference, flowers documented by Botanical illustrator Margaret Mee. Flora is widely used as a source as reference to create printings for textile design and, currently, the market offers a wide range of products and surfaces depicting such subject. Although they are commonly found, they are often represented figuratively. The objective of this research is to precisely explore the analogy of images with manual techniques, in an attempt to distance themselves from the figurative representation of nature and cause a fresh look at it. Starting from the desire to propose something different, out of figuration and the reproduced image, aiming to provoke the audience to develop a more interpretive and less hard look, by applying the creations to a collection of women's scarves. Today with technological advances, the possibilities for treatments in textile surface are numerous. It is possible to work the drawing in two-dimensional surfaces, as well as to explore visual textures and depth, among other techniques. The present project focuses on the creative process for the development of the textile surface design, an area in which, increasingly, digital resources excel on manual work and in which professionals gradually use previously made elements and references already existing, letting go of genuine processes of creation. For the execution and development of the present research, it was decided to print from sublimation due to fidelity in color printing and for being a process with low level of environmental pollution and material waste.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectMargaret Meepor
dc.subjectLençospor
dc.titleA obra de Margaret Mee e sua analogia na criação de estampas para lenços femininospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign de Superfíciepor
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo o desenvolvimento de estampas para lenços femininos utilizando como referência flores documentadas pela Ilustradora Botânica Margaret Mee. A flora é amplamente utilizada como fonte de referência na criação de estampas para o design têxtil e atualmente o mercado oferece uma ampla gama de produtos e superfícies retratando esse tema, que apesar de serem comumente encontrados, são representados, na maioria das vezes de maneira figurativa. O objetivo desta pesquisa é explorar, justamente, a analogia da imagem com técnicas manuais na tentativa de se distanciar da representação figurativa da natureza e provocar um novo olhar sobre a mesma. Partindo do anseio de propor algo diferente, fora da figuração e da imagem reproduzida, objetivando provocar o público a desenvolver um olhar mais interpretativo e menos rígido através da aplicação das criações a uma coleção de lenços femininos. Hoje com os avanços tecnológicos, as possibilidades de tratamentos na superfície têxtil são inúmeras. Pode-se trabalhar o desenho na superfície bidimensional, bem como explorar texturas visuais, profundidade, entre outras técnicas. Este projeto tem foco no processo criativo para o desenvolvimento do design de superfície têxtil, uma área em que, cada vez mais, os recursos digitais se sobressaem sobre as habilidades manuais e na qual os profissionais utilizam, gradativamente, elementos prontos e referenciais já existentes abrindo mão do processo genuíno de criação. Para execução e desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela impressão a partir da sublimação, devido à fidelidade na impressão das cores e por ser um processo com baixo índice de poluição ambiental e desperdício material.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design de Superfície [34]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Especialização de Design de Superfície

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