Mostrar registro simples

dc.creatorBorges, Rafaela Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-07T18:54:56Z
dc.date.available2023-12-07T18:54:56Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30817
dc.description.abstractDrags are artists who give life to embodied characters for theatrical performance, as well as for fun, self-experimentation, raising self-esteem, among other motivations. Currently, men, women, transvestites, trans people and non-binary people of different sexual identities cross-dress artistically. Through performances involving fabricated corporealities, imbued with the temperaments of drag personas, the artists manifest different artistic expressions in themselves and that emanate from themselves. In view of this fact, this thesis looks at how drag performers from Santa Maria (RS/Brazil) produce corporealities and theatricalize genres to give life to artistic personas, through the different agency of identifications in a circuit onoffline practices. Based on an ethnographic investigation developed from participant observations and interviews with drag interlocutors between 2019 and 2023, and in dialogue with theories that deal with corporealities, gender performativities and identifications, I propose a reflection on how these drag experimentations take place in the digital age in which we find ourselves. Thus, I have identified that the fabrication of drag corporealities in the aforementioned circuit takes place through cyborg bricolage with make-up, clothing, wigs, smartphones, profiles, 3D filters provided by augmented reality, among countless other digital things and things. These corporealities materialize the multiple identifications of the self, in the self, through positions taken in the world, embodied in the cyborg subject's body. Furthermore, by highlighting the multiple possibilities of identifications and the production of contingent and historical differences, I identify the conditions of displacement in the world of subjects marked as non-human in this production of identifications and differences that imply including and excluding the more or less human. Finally, through the theoretical-empirical discussion, I highlight the relevance of socio-anthropological analysis that articulates human agencies and socio-cultural structures in an attempt to understand how corporealities and identifications are reconfigured in practice and which, through the arts, manifest ways of living beyond the norms that regulate bodies, genders and identifications.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDragpor
dc.subjectCorporalidadepor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectCorporalityeng
dc.subjectIdentificationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.titleDevires drag mediados pelas tecnologias digitais: corporalidades e identificações no interior do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeDrag queens changes mediated by digital technologies: corporalities and identifications in the interior of Rio Grande do Suleng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoDrags são artistas que dão vida a personagens corporificadas/os para a representação teatral, bem como para a diversão, a experimentação de si, a elevação da autoestima, dentre outras motivações. Atualmente transvestem-se artisticamente homens, mulheres, travestis, pessoas trans e pessoas não binárias de diferentes identidades sexuais. Através das performances que envolvem corporalidades fabricadas, imbuídas dos temperamentos das personas drags, os/as artistas manifestam diferentes expressões artísticas em si e que emanam de si. Diante de tal fato, esta tese aborda como as/os drags de Santa Maria (RS/Brasil) produzem corporalidades e teatralizam gêneros para dar vida a personas artísticas, através dos diferentes agenciamentos das identificações em um circuito de práticas on-offline. Com base em uma investigação etnográfica desenvolvida a partir de observações participantes e entrevistas com drags interlocutoras/es entre os anos de 2019 e 2023 e em diálogo com teorias que tratam de corporalidades, performatividades de gênero e identificações, proponho a reflexão sobre como se dão essas experimentações drags na era digital em que nos inserimos. Assim, identifiquei que a fabricação das corporalidades drags no referido circuito acontecem através da bricolagem ciborgue com maquiagens, indumentárias, perucas, smartphones, perfis, filtros 3D proporcionados pela realidade aumentada, dentre inúmeras outras coisas e coisas digitais. Essas corporalidades materializam as múltiplas identificações de si, em si, através das tomadas de posições no mundo, encarnadas no corpo sujeita/o ciborgue. Além disso, ao ressaltar as múltiplas possibilidades de identificações e das produções de diferenças contingentes e históricas, identifico as condições de deslocamentos no mundo das/os sujeitas/os marcadas/os como não humanas/os nesta produção de identificações e diferenças que implicam em incluir e excluir o mais ou o menos humano. Por fim, através da discussão teórico-empírica, é ressaltada a relevância da análise socioantropológica que articula as agências humanas e as estruturas socioculturais no intento de compreender como se reconfiguram, na prática, corporalidades e identificações que, através das artes, manifestam maneiras de se viver para além das normas regulatórias sobre corpos, gêneros e identificações.por
dc.contributor.advisor1Balieiro, Fernando de Figueiredo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754073430664136por
dc.contributor.advisor-co1Leitão, Débora Krischke
dc.contributor.referee1Vencato, Anna Paula
dc.contributor.referee2Almeida, Francis Moraes de
dc.contributor.referee3Gomes, Laura Graziela Figueiredo Fernandes
dc.contributor.referee4Duque, Tiago
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9824767539802585por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International