O pensamento complexo sob a ótica dos multiletramentos: práticas dos Raja Gabaglia no ensino de geografia
Resumo
É sabido que o atual momento histórico é marcado por profundas transformações na sociedade diante do processo de globalização e da presença cada vez mais frequente das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas interações sociais. Neste contexto, visualiza-se, então, não apenas uma maior aproximação entre diferentes identidades e culturas, mas também uma expressiva utilização das múltiplas linguagens no ato da representação de informações e/ou conhecimentos resultantes desse período de mudança, o que caracterizam a multiculturalidade e a multimodalidade respectivamente, marcas dos multiletramentos. Pensando nesse cenário e na constatação de que tais mudanças também impactam na escola, o presente trabalho se volta a pensar práticas e metodologias de ensino e aprendizagem em Geografia que contemplem as necessidades dos atores escolares diante de suas (novas) necessidades nesse contexto emergente, bem como que promovam a internalização ativa e significativa dos saberes tratados pela disciplina em sala de aula. Para tanto, valoriza-se o passado e busca-se (re)trabalhar sob a forma de releituras as contribuições de Eugenio de Barros Raja Gabaglia, em “A Terra Illustrada” (189-), e Fernando Antônio Raja Gabaglia, em “Praticas de Geographia” (192-), para o ensino de Geografia; trabalha-se com o presente tendo como pano de fundo as arguições defendidas pela Pedagogia dos Multiletramentos tanto no sentido de atender as necessidades dos estudantes em relação à sua aprendizagem na contemporaneidade quanto em fornecer os passos do “Como” se valer dos multiletramentos para aprendizagem geográfica por meio das releituras, além da proposta teórico-filosófico do Pensamento Complexo de Edgar Morin (2003); e, ainda, aproximar-se do futuro a fim de atender ao que angaria a “Futures Literacy (FL)” no que tange uma educação para a cidadania e em prol da transformação social. Desse modo, o presente trabalho se utilizou de uma metodologia qualitativa e descritiva, ocorrendo através do contato direto do pesquisador com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio (Agudo, RS, Brasil) e permitindo o conhecimento acerca da realidade dos estudantes e sobre a aprendizagem em Geografia em questionários e para a aplicação dos materiais didático-pedagógicos, construídos em releituras e com recursos de multiletramentos, em dois encontros com as turmas participantes. Ao final, puderam ser posicionadas as atividades desenvolvidas no “ensino de Geografia por práticas” como possibilidade para a Geografia Escolar no que concerne aos processos de ensino-aprendizagem de forma ativa e contextualizada com o mundo e com os sujeitos, bem como proporcionar aos estudantes não somente a assimilação de conteúdos geográficos, mas também o desenvolvimento do pensamento e da ação autônoma e engajada para a cidadania e transformação da realidade visando uma sociedade boa e justa para todos.