A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS
Resumo
Frente às mudanças que ocorrem no cenário educacional relacionadas à avaliação da aprendizagem, ao projeto político pedagógico e à gestão escolar, percebe-se que estes temas precisam serem problematizados constantemente, pelo fato de se revelarem de extrema importância na construção do conhecimento do educando e de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, esta pesquisa buscou conhecer qual a concepção de avaliação presente no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino do interior do Rio Grande do Sul e qual a implicação dessa concepção de avaliação para a prática pedagógica do professor e da gestão escolar. Para atingir esse objetivo, foram delimitados os objetivos específicos: a) Conhecer a história da avaliação escolar e as formas de avaliação existentes; b) compreender o papel do Projeto Político Pedagógico na prática de avaliação do professor; c) Analisar as implicações da concepção de avaliação presente no projeto político pedagógico de uma escola na prática pedagógica do professor e na gestão escolar. Frente a isso, os encaminhamentos metodológicos da pesquisa caracterizam-se pela abordagem qualitativa, realizada através de pesquisa do tipo estudo de caso, produção de dados através de questionário e análise destes a partir da técnica de análise de conteúdo. A partir dessa trajetória a pesquisa evidenciou que a concepção de avalição expressa no PPP da escola é do tipo mediadora e humanizada, com vistas a qualificar o processo de ensino e aprendizagem. O PPP da escola foi/é construído coletivamente com base em princípios democráticos e a gestão escolar se faz presente, atuando junto aos professores sobre temas pertinentes à avaliação da aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
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