Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise da diferença de alfabetização financeira entre meninos e meninas nas escolas brasileiras a partir dos dados do pisa
dc.contributor.advisor | Becker, Kalinca Léia | |
dc.creator | Prodócimo, Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T14:28:16Z | |
dc.date.available | 2023-12-20T14:28:16Z | |
dc.date.issued | 2023-11-17 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30909 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Financial literacy is a crucial skill in an increasingly money-driven society. The present study aims to analyze the gap on financial literacy considering female and male gender based on data from the Program for International Student Assessment (PISA). The sample used is from PISA 2018, the program provides data on the performance of students aged 15 and measures the extent to which students have acquired essential knowledge and skills for full participation in social and economic life. To this end, proficiency equations were estimated for boys and girls and the Oaxaca-Blinder decomposition method was used to decompose the difference in proficiency averages. The results indicate that teenage boys have a higher proficiency, with a difference of 6.65 points on average compared to teenage girls. This discrepancy is explained by the structural effect, suggesting that underlying factors not directly observed, such as the dynamics of the division of household labor and social influences, play a significant role. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização Financeira | por |
dc.subject | PISA | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Financial Literacy | eng |
dc.subject | PISA | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.title | Análise da diferença de alfabetização financeira entre meninos e meninas nas escolas brasileiras a partir dos dados do pisa | por |
dc.title.alternative | Analysis of the difference in financial literacy between boys and girls in brazilian schools using pisa data | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | por |
dc.description.resumo | A alfabetização financeira é uma competência crucial em uma sociedade cada vez mais orientada pelo dinheiro. O presente estudo tem como objetivo analisar qual o gap na alfabetização financeira levando em conta o gênero feminino e masculino com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A amostra utilizada é do PISA 2018, o programa disponibiliza dados sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos e mensura em que medida os alunos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a plena participação na vida social e econômica. Para tanto, foram estimadas equações de proficiência para meninos e meninas e o método de decomposição de Oaxaca-Blinder foi utilizado para decompor a diferença de médias de proficiência. Os resultados indicam que os adolescentes meninos apresentam uma proficiência superior, com uma diferença de 6,65 pontos na média em relação às adolescentes meninas. Essa discrepância é explicada pelo efeito estrutural, sugerindo que fatores subjacentes não diretamente observados, como as dinâmicas da divisão do trabalho doméstico e influências sociais, desempenham um papel significativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
TCC Ciências Econômicas [120]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Ciências Econômicas