As transformações da feira Ana Primavesi, em Santa Maria/RS, em decorrência da pandemia do SARS-CoV-2 (Covid-19)
View/ Open
Date
2023-08-30Primeiro membro da banca
Becker, Elsbeth Léia Spode
Segundo membro da banca
Fontana, Cleder
Metadata
Show full item recordAbstract
A Pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19) afetou o funcionamento de vários modelos de
comercialização no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE),
das 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto de 2020, 38,6%
indicaram que a pandemia afetou significativamente seus resultados. Um dos modelos de
comercialização afetados pela pandemia foi a Feira Ana Primavesi, que é uma feira orgânica
que comercializa produtos agroecológicos. Diante desta nova realidade questionou-se: Quais
foram as modificações ocorridas nas relações entre agricultores e consumidores da Feira Ana
Primavesi, decorrentes da pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Foi possível identificar na
fala dos agricultores e consumidores que houve modificações na feira, tais como: mudança de
local, preocupação com as medidas sanitárias e distanciamento de pessoas dentro dela.
Compreendeu-se as dinâmicas entre agricultor e consumidor como positivas, pois as relações
foram de maior aproximação entre eles. Analisou-se as diferenças de agricultura convencional
e agricultura orgânica, podendo observar a contraposição entre ambas. As dificuldades dos
agricultores durante o período de pandemia foram identificadas nos mais diversos motivos, tais
como a troca do local da feira e o medo dos consumidores de ir a feira no começo da pandemia.
Foi possível entender as novas relações entre agricultor e consumidor, pois vários clientes
conheceram a feira por meio de rede sociais.
Collections
The following license files are associated with this item: