dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Dezorzi, Viviane Cristina Assumpção | |
dc.date.accessioned | 2017-07-12T13:22:03Z | |
dc.date.available | 2017-07-12T13:22:03Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3091 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | This work has a claim to address the current challenges and advances of the
democratic school management, the pedagogical and political issues and
relationships of managers and teachers, a State School of basic education in the
municipality of Sarandi/RS. Has the overall objective, understand how these
relationships interfere in effective implementation of democratic management and
learning of the students of the school. Presents a reflection on the democratic
management of the public school, the role of the Manager in the face of challenge to
encourage the participation of the school community in the pedagogical, financial and
administrative decisions of the school. The research presented as goals, analyze the
importance of democratic management for the quality of education;understanding the
role of the Manager in the construction of an autonomous and participative public
school understand the challenges and advances in school management. With views
to the data collection carried out a field research with qualitative approach of type
case study, with the application of a questionnaire for the policy team, teachers and
School Board. Noting the importance of cooperation between managers of the
school, school community, students and teachers, to enlarge the discussion spaces
and join efforts in the fight for an effective democratic management, an essential
condition for the improvement and quality of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Trabalho participativo | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | Os avanços e desafios da gestão escolar democrática em uma Escola Estadual de Educação Básica do Município de Sarandi/RS | por |
dc.title.alternative | The advances and dsafios of democratic school management in a Public School the Municipality of Sarandi/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem a pretensão de abordar os avanços e desafios atuais da gestão
escolar democrática, as questões políticas e pedagógicas e as relações dos
gestores e docentes, de uma Escola Estadualde Educação Básica localizada no
Município de Sarandi/RS. Tem o objetivogeral,entender como estas relações
interferem na efetiva implantação da gestão democrática e na aprendizagem dos
educandos da escola. Apresenta uma reflexão sobre a gestão democrática da
escola pública, o papel do gestor diante do desafio de favorecer a participação da
comunidade escolar nas decisões pedagógicas, financeiras e administrativas da
escola. Apesquisa apresenta como objetivos, analisar a importância da gestão
democrática para a qualidade do ensino; compreender o papel do gestor na
construção de uma escola pública autônoma e participativa perceber os desafios e
avanços da gestão escolar. Com vistasao levantamento de dados realizou-se uma
pesquisa de campo, com abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso,
com a aplicação de um questionário para a equipe diretiva, professoras e Conselho
escolar.Observando-se a importância da cooperação entre os gestores da escola,
comunidade escolar, alunos e professores, para ampliar os espaços de discussão e
unir esforços, na luta por uma efetiva gestão democrática, condição essencial para a
melhoria e qualidade da educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |