Show simple item record

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorBordignon, Charlene
dc.date.accessioned2017-07-12T13:29:39Z
dc.date.available2017-07-12T13:29:39Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3092
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe school, in the context of early childhood education, plays a key role in the development of children in their first years of life. Highlights the need for committed to democracy and able to promote measures in order to have a consistent school planning, designed from the reality and necessity of school, each class and each student, and attended school administration of all school staff. The present work is intended to demonstrate the importance of planning in all sectors of social life, including the planning of teaching activities within an institution of Early Childhood Education for the construction of knowledge. Moreover, noting that management is responsible for leading your team in this democratic process, involving the whole school community in planning the school's actions in order to transform it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA importância do planejamento escolar na educação infantil para a construção do conhecimentopor
dc.title.alternativeThe importance of planning education in early childhood education for construction of knowledgeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA escola, no contexto da Educação Infantil, exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Destaca-se a necessidade de uma administração escolar comprometida com a democracia e capaz de promover medidas para que se tenha um planejamento escolar consistente, elaborado a partir da realidade e da necessidade da escola, de cada turma e de cada aluno, e com a participação de toda a equipe escolar. Com o presente trabalho, pretende-se demonstrar a importância que tem o planejamento em todos os setores da vida social, inclusive o planejamento da atividade docente dentro de uma instituição de Educação Infantil, para a construção do conhecimento. Além disso, destacar que a gestão é responsável por conduzir sua equipe nesse processo democrático, envolvendo toda a comunidade escolar no planejamento das ações da escola, a fim de transformá-la.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.