Os mercados agroalimentares e as opções tecnológicas de produtores de hortaliças da região central do Rio Grande do Sul
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Data
2023-11-29Primeiro membro da banca
Breitenbach, Raquel
Segundo membro da banca
Deggerone, Zenicléia
Metadata
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A inserção dos produtores de hortaliças nos variados mercados
agroalimentares se dá de maneiras distintas, podendo estar relacionado à fatores
ligados a administração do estabelecimento rural, o nível tecnológico utilizado nas
atividades, recebimento de assistência técnica, pressão de consumidores, fatores
culturais, tradição ou contexto sociotécnico circundante aos agricultores. Da mesma
forma, os mercados podem acabar fazendo com que os manejos agrícolas adotados
nos estabelecimentos rurais sejam diferenciados de acordo com a necessidade
produtiva de cada mercado e/ou canal de comercialização. Nesse sentido, surge o
questionamento sobre quais fatores e opções tecnológicas podem auxiliar a explicar
a participação em canais de comercialização e mercados agroalimentares. Para
respondermos tal questionamento, se estabeleceu como objetivo geral nesta
dissertação: Avaliar como a utilização de tecnologias impacta a participação nos
mercados agroalimentares dos produtores de hortaliças da região central do Rio
Grande do Sul. Para este fim, foram delimitados 30 agricultores familiares dedicados
a produção de hortaliças, inseridos em três municípios da região central do estado
do Rio Grande do Sul, quais sejam: Cachoeira do Sul; Santiago e Santa Maria. Esta
pesquisa se deu através de um levantamento quantitativo e qualitativo, e, para tal,
foram aplicados questionários in loco nos estabelecimentos rurais, com o intuito de
aproximação com o público de pesquisa e seus sistemas de produção. A
caracterização das famílias mostra uma tendência de envelhecimento e
masculinização da população rural. Também foi verificado uma tendência de
utilização de itinerários mais tecnificados àqueles que necessitam de maior
estabilidade produtiva e buscam atender altas demandas e contratos, como é o caso
daqueles que comercializam no canal supermercado regional. Por fim, conclui-se
que a utilização de determinados tipos de manejo, ou inserção em determinados
tipos de canais de comercialização e mercados é dependente do contexto que o cerca, ou do regime sóciotecnico a que está submetido, sendo que, na maioria dos
casos, a tradição familiar está presente como fator incentivador na produção e
inserção nos canais.
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