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dc.contributor.advisorSantos, Anderson Luiz Machado dos
dc.creatorTassinari, Ellen Rilary da Rocha
dc.date.accessioned2023-12-27T10:45:48Z
dc.date.available2023-12-27T10:45:48Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30983
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspaço urbano; bairro Centro; Santa Maria; empreendimentos; Construtora Jobim.por
dc.titleO bairro centro de Santa Maria/Rs: Um Estudo Sobre O Fenômeno Da Gentrificação a partir as dinâmicas da Construtora Jobimpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAs cidades capitalistas se transformam de acordo com as fases deste sistema de produção, pois é nele em que o solo urbano se torna uma mercadoria distinta das demais, introduzindo no espaço urbano dinâmicas e fenômenos específicos. Desta maneira cabe discutir a teoria do valor de uso e valor de troca elaborada por Harvey (2005), para entender as relações comerciais e suas motivações, instrumentos e consequências, especificadas neste trabalho a partir do fenômeno da gentrificação conforme a abordagem de Smith (1979). Tomou-se como objeto de estudo o município de Santa Maria, localizado no centro do estado do Rio Grande do Sul, tendo como recorte espaço-temporal a importância do bairro Centro na formação da cidade e as mudanças ocasionadas por um dos agentes sociais produtores do espaço urbano (CORRÊA, 2004) - os promotores imobiliários, tomando como foco os empreendimentos da Construtora Jobim. Apreendida a centralidade do bairro Centro a partir de sua formação histórica, em conjunto com a análise da expansão urbana do município, foi possível identificar a dimensão das transformações propositivas da Construtora no que se refere a arquitetura e simbolismos. Juntamente com a análise dos investimentos públicos em parceria com empreendedores da cidade incluindo o promotor imobiliário em questão realizados no bairro estudado foi possível identificar a dinâmica descrita como rent gap por Smith quando se dinamiza o investimento e a dimensão simbólica dos empreendimentos da Construtora Jobim. É evidenciado a intenção da alocação de público específico no bairro Centro, representado pelo poder aquisitivo compatível ao produto comercializado pela empresa, assim como da dimensão simbólica visionada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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