Gestão da/na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre o trabalho do diretor geral
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Data
2023-10-31Primeiro membro da banca
Marçal , Fábio Azambuja
Segundo membro da banca
Silva, Marcelo Freitas da
Terceiro membro da banca
Vedoin, Andreia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa (LP1) Políticas e Gestão em EPT, pelo Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica- PPGEPT, do CTISM da Universidade
Federal de Santa Maria e ocorreu junto ao Grupo Transformação - Grupo de Estudos e
Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na EPT. O presente estudo teve a
seguinte problematização: quais as experiências e os desafios do trabalho dos diretores
de escolas federais de Educação Profissional e Tecnológica da região central do RS? O
objetivo geral foi analisar as experiências e os desafios do trabalho dos diretores gerais de
escolas federais de Educação Profissional, da região central do RS. Como objetivos específicos, intencionou compreender, a partir de uma relação histórica, a gestão educacional
na EPT; e buscar com os sujeitos se as políticas públicas educacionais estão se efetivando
nas realidades de EPT e conhecer as experiências e os desafios dos diretores gerais das
escolas federais de Educação Profissional e Tecnológica na região central do RS. O estudo
apresentou-se como de abordagem qualitativa e um estudo bibliográfico, documental e empírico. Como técnicas de produção de dados, foi utilizado um questionário para conhecer
quem são os diretores pesquisados e, como segundo movimento, foi realizada uma entrevista com os cinco diretores das instituições de EPT públicas. Outra importante estratégia
foi o diário de campo que permeia todo o desenvolvimento do estudo e os dados produzidos foram analisados e ancorados na análise de conteúdo de Bardin (2016). As categorias
de conteúdo elencadas foram: Trabalho do Diretor, Gestão da/na EPT, Políticas Públicas
na EPT e trabalho pedagógico na EPT. Após a análise dos dados, foi realizado o grupo
de interlocução com os participantes da pesquisa como forma de dar um retorno aos pesquisados e ser mais um momento de produção de dados. Concluiu-se que o trabalho do
diretor na EPT é uma temática pouco investigada e que as experiências e os desafios dos
diretores são particulares a cada realidade. As cinco instituições pesquisadas possuem
tempos históricos bem diversificados, com eixos tecnológicos diversos e cada diretor possui uma formação e experiência que vão perpassando a sua trajetória, a formação inicial
e a relação que vai conseguir construir com a equipe de trabalho. Entendeu-se que gerir a
EPT envolve muitas disputas políticas com a comunidade, estudantes e servidores.
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