Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorRodrigues, Thayuã Adilson
dc.date.accessioned2024-01-08T12:30:44Z
dc.date.available2024-01-08T12:30:44Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31013
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso de Graduação.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the establishment of trust in theater classes with a group made up of men from the LGBTQIA+ community, a community that is still socially marginalized by distancing itself from the idea of heteronormativity, being oppressively and violently recognized as wrong and/or outside the norm. axle. The objective correlates the identification of which teacher's attitudes and practices enhance trust among group members. This research was linked to the discipline “Supervised Teaching Internship in Theater III - Theater Workshop”. In methodological terms, this is an exploratory research (Gil, 1991), in which the theoretical framework is supported by Boal (1988/1996), with the Theater of the Oppressed. Furthermore, to support studies on gender, sexuality and masculinity, authors such as Goldhill (2007), Miskolci (2017) and Alves (2022) are brought forward. In addition to the choice of specific practices, from Boal, belonging, the circle format, contact and movement were identified as central aspects in developing and maintaining trust. It is hoped that the insights presented in this work can instigate and encourage the reader to (re)think their way of conducting scenic practices, encouraging respect, diversity and plurality, favoring sensitive spaces that are more welcoming to LGBTQIA+ bodies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectprofessor de teatropor
dc.subjectLGBTQIA+por
dc.subjectconfiançapor
dc.subjecttheater teachereng
dc.subjecttrusteng
dc.titleEstou seguro aqui?: aulas de teatro com homens da comunidade LGBTQIAPN+por
dc.title.alternativeAm I safe here?: acting classes with men from the LGBTQIAPN+ communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatro.por
dc.description.resumoEsta pesquisa traz como tema o estabelecimento da confiança em aulas de teatro com um grupo formado por homens da comunidade LGBTQIA+, uma comunidade que socialmente ainda é marginalizada ao se distanciar da ideia da heteronormatividade, sendo violentamente, e de forma opressiva, reconhecida como errada e/ou fora do eixo. O objetivo correlaciona a identificação de quais posturas e práticas do professor potencializam a confiança entre os membros do grupo. Esta pesquisa esteve vinculada à disciplina “Estágio Supervisionado de Docência em Teatro III - Oficina de Teatro”. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória (Gil, 1991), na qual o referencial teórico é apoiado em Boal (1988/1996), com o Teatro do Oprimido. Ainda, para embasar os estudos sobre gênero, sexualidade e masculinidade, são trazidos autores como Goldhill (2007), Miskolci (2017) e Alves (2022). Além da escolha das práticas específicas, a partir de Boal, o pertencimento, o formato de círculo, o contato e o movimento foram identificados como aspectos centrais no desenvolvimento e manutenção da confiança. Espera-se que as percepções apresentadas neste trabalho possam instigar e impulsionar o leitor e a leitora a (re)pensar seu modo de conduzir práticas cênicas estimulando o respeito, a diversidade e a pluralidade, favorecendo espaços sensíveis que sejam mais acolhedores aos corpos LGBTQIA+.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto