dc.creator | Weber, Gabriela Rozek | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T12:38:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T12:38:50Z | |
dc.date.issued | 2023-09-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31015 | |
dc.description.abstract | This master’s thesis presents a study regarding the incorporation of Continuing
Education in undergraduate courses curricula of the Federal University of Santa
Maria (UFSM), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Federal
University of Pelotas (UFPel). This research aims to understand how institutions
integrated Continuing Education into their curricula and Strategic Plans. Our
research, which uses qualitative approach, is based upon documentary and
bibliographic research, focusing on electronic materials including digital and scanned
documents. This manuscript is divided into three chapters: the first studies the
institutionalization of Continuing Education in Brazil and its first theorical and
methodological references, across different social and historical contexts; the second
focuses on the contemporary role of Continuing Education, its integration into
undergraduate courses, and its representation in the Strategic Plans of the three
universities between 2011 and 2020. The last chapter analyzes the specific
operational methods of integrating Continuing Education into undergraduate courses
within each institution, drawing from their current Strategic Plans. Continuing
Education in a means of fulfilling the social function of public higher education
institutions. Recently, Continuing Education activities were made mandatory in the
undergraduate courses of Brazilian higher education institutions. Since then,
processes of curriculum reformulation, development of guiding documents and tools,
and the institutionalization of experiences have been underway. Overcoming the
polysemy of the term Continuing Education and aligning the theoretical and
methodological framework with the guidelines outlined in the National Policy for
Continuing Education are key challenges in such process. In conclusion, it is
necessary to amplify discussions and exchange of experiences on the matter within
the academic community and with society. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Extensão universitária | por |
dc.subject | Curricularização da extensão | por |
dc.subject | Créditos em extensão | por |
dc.subject | Flexibilização curricular | por |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Curricular flexibility | eng |
dc.subject | Extension credits | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Extensão universitária no cenário brasileiro contemporâneo: análise de planos de desenvolvimento institucional das universidades federais de Santa Maria, Rio Grande do Sul e Pelotas | por |
dc.title.alternative | Continuing education in brazilian current scenario: analyzing strategic plans of federal university (FU) of Santa Maria, FU of Rio Grande do Sul and FU of Pelotas | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A dissertação apresenta um estudo sobre a inserção da extensão universitária nos
currículos dos cursos de graduação das Universidades Federais de Santa Maria
(UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Pelotas (UFPel). A pesquisa tem
como objetivo compreender como as instituições contemplaram a extensão
universitária e sua inserção curricular nos Planos de Desenvolvimento Institucional.
A pesquisa, dotada de abordagem qualitativa, estrutura-se em uma pesquisa
documental e bibliográfica, privilegiando documentos e materiais disponíveis em
meios eletrônicos, sendo digitais ou digitalizados. O presente texto apresenta três
capítulos: o primeiro estuda os processos de institucionalização da extensão
universitária no Brasil e suas principais referências teórico-metodológicas, em
diferentes contextos histórico-sociais; o segundo, analisa a extensão universitária no
contexto contemporâneo, presente nos discursos oficiais, a obrigatoriedade da
curricularização da extensão e a expressão desses nos PDIs das três instituições
pesquisadas, vigentes entre 2011 e 2020. O último capítulo analisa as
particularidades conceituais e as formas de operacionalização do processo de
curricularização da extensão universitária para cursos de graduação, em cada
instituição pesquisada, a partir dos PDIs vigentes. A extensão universitária é um
meio de se fazer cumprir a função social das instituições públicas de ensino
superior. Recentemente, foi instituída no Brasil a obrigatoriedade de créditos em
atividades de extensão para a integralização curricular dos cursos de graduação.
Desde então, estão em curso processos de reformulações curriculares e de
elaboração de documentos e instrumentos norteadores e institucionalização de
experiências. Dentre os principais desafios desse processo estão a superação da
polissemia do termo extensão universitária e o alinhamento da base teóricometodológica, orientando-se pela elaboração conceitual e diretrizes presentes na
Política Nacional de Extensão Universitária. Concluo que são necessárias a
ampliação das discussões e a socialização de experiências junto à comunidade
acadêmica e à sociedade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Marin, Joel Orlando Bevilaqua | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2469734454387464 | por |
dc.contributor.referee1 | Ferraro, Humberto Pascual Tommasino | |
dc.contributor.referee2 | Froehlich, José Marcos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2389976186829163 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Extensão Rural e Desenvolvimento | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |