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dc.creatorCunha, Lucas Gonçalves da
dc.date.accessioned2024-01-08T14:35:36Z
dc.date.available2024-01-08T14:35:36Z
dc.date.issued2023-11-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31022
dc.description.abstractThe present study, developed in the Postgraduate Program in Networked Educational Technologies at UFSM, in the Development of Educational Technologies Research Line, developed and evaluated teaching material that uses Augmented Reality technology for teaching Botany. After carrying out a series of training courses and mini-courses with the theme of this research, it was possible to understand the complexities of the insertion of AR technology in the systematization of knowledge, leading to the development of a product to facilitate the mediation of objects of knowledge related to botany in the context of the Pampa biome. As an educational product, this research resulted in a booklet, an application for mobile devices, and a website. The material features families characteristic of the Pampa biome, Poaceae and Fabaceae, as well as the Rutaceae family, known to students as everyday fruit species, such as orange. 14 three-dimensional models and 14 magnifying glass images were developed. From the development of three-dimensional models to visualization in the educational product are described in detail in the methodology and results. The evaluation of the educational product was carried out using the Expert Panel methodology, which included the participation of 8 biologists with a doctorate in Science and Mathematics Education and one biologist with a PhD in Botany, with questionnaires adapted to the perspectives that address the specific questions of botany and, especially, Augmented Reality. After the Panel of Experts, the educational product was remodeled, considering both botanical morphological issues and those related to the design of the printed part of the educational product. It was concluded that the educational product is of good quality and has the potential to assist basic education teachers in systematizing knowledge and contributing to the learning process on the part of students in the context of botany teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectEnsino de botânicapor
dc.subjectBioma Pampapor
dc.titleRealidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampapor
dc.title.alternativeAugmented reality for botany teaching: an approach on families characteristics of the Pampa biomeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada para o ensino de Botânica. Após a realização de uma série de capacitações e minicursos com a temática desta pesquisa, foi possível perceber as complexidades na inserção da tecnologia de RA na sistematização dos conhecimentos, levando à elaboração de um produto para facilitar a mediação dos objetos do conhecimento relacionados à botânica no contexto do bioma Pampa. Como produto educacional, esta pesquisa originou um livreto, um aplicativo para dispositivos móveis, e um site. No material são trabalhadas famílias características do bioma Pampa, Poaceae e Fabaceae, bem como, a família Rutaceae, conhecida pelos educandos com espécies de frutas cotidianas, como a laranja. Foram desenvolvidos 14 modelos tridimensionais e 14 imagens de lupa. Desde o desenvolvimento dos modelos tridimensionais à visualização no produto educacional estão descritas detalhadamente na metodologia e nos resultados. A avaliação do produto educacional foi realizada através da metodologia Painel de Especialistas, que contou com a participação de 8 biólogos doutorandos em Ensino de Ciências e Matemática e uma bióloga Doutora em Botânica, com questionários adaptados para as perspectivas que suprem as questões específicas da botânica e, especialmente, da Realidade Aumentada. Após o Painel de Especialistas, o produto educacional foi remodelado, considerando tanto questões morfológicas botânicas, como relacionadas ao design da parte impressa do produto educacional. Concluiu-se que o produto educacional é de boa qualidade e possui potencial para auxiliar professores da educação básica na sistematização dos conhecimentos e na contribuição com o processo de aprendizagem por parte dos educandos no contexto do ensino de botânica.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Felipe Becker
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277559773788201por
dc.contributor.referee1Bernardi, Giliane
dc.contributor.referee2Herpich, Fabrício
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2158672871533583por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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